domingo, 27 de maio de 2012

6200 toneladas

Temos um edifício industrial com mais de 100 anos à frente de um edifício de escritórios ultra-modernos. O edifício é o último do seu género na zona. E agora?!? O que fazer?!?
Deixar ficar??? E os escritórios novos?!? Ficam sem vista??? Naaaaaaa...
Deitar abaixo??? E a história de um edifício do século dezanove?? Esquece-se??? Naaaaaa...

Então?!?
Simples... empurra-se para o lado!!!!

Foram precisos muitos francos para pagar tal coisa, foram precisos muitos técnicos para assegurar a precisão das máquinas que empurraram o monstro. E foram precisas 29 horas para arrastar 6200 toneladas ao longo de 60 metros...

Não é novidade/novidade. Mas é novidade. Primeiro porque foi a maior deslocação de uma casa na Europa. E depois porque fiquei a saber que este país minúsculo é especialista a arrastar casas, a elevar casas com helicópteros, e até a mudar calhaus só porque fazem parte de uma lenda... a pedra da Ponte do Diabo foi mudada em 1977!!!

Claro que esta maravilha da tecnologia (e da pacíência!!) faz pensar em certos países que deixam cair casas abaixo de forma parva... casas que não precisam de ser arrastadas para lado nenhum, mas simplesmente de umas obras de restauro!!!! Quando se vê a imagem, a coisa toma outra forma na nossa cabeça, não é verdade?!?



Foto: blick.ch
Se quiserem podem ver um vídeo aqui. Realmente impressionante!!!

Sem comentários: