quarta-feira, 16 de maio de 2012

der Kaminfeger

Hoje aconteceu-me uma coisa lá na loja...

À hora de almoço apareceu um alemão simpático para comprar qualquer coisa para comer. Estava imuuuuundo, como é normal para um limpa-chaminés.

Umas horas mais tarde apareceu-me o mesmo homem. Todo lavadinho. E eu só o reconheci quando ele falou (ele deve ser lá do norte da Alemanha, eles têm um falar mais doce, parece que são "sopinhas de massa" a sussurrar, mesmo que falem alto).

Sinceramente a diferença foi tal que eu desejo profundamente que a minha cara não tenha demonstrado o meu enorme espanto. Não quero que o alemão pense que frequenta uma loja com uma funcionária louca!!!!

A sério... nunca pensei que um banho e outra roupa pudessem alterar tanto o aspecto de uma pessoa. E nada de comparar gente que veste sempre calças de ganga e depois aparece em fato completo, estou a falar de mudar de roupa "casual" preta (o traje do limpa-chaminés por aqui) para roupa casual um pouco mais clara.

Acrescentando umas coisas ao tema...
Por aqui (neste cantão, pelo menos), é obrigatório limpar a chaminé uma vez por ano. Quem não o fizer tem que se ver com a protecção civil. E a limpeza da chaminé tem que ser feita por profissionais qualificados! Nessa limpeza, através de um cálculo por detritos, encontrados em depósito específico, fica-se a saber quanto tempo a lareira (ou o fogão a lenha) esteve acesa. Se exceder o tempo permitido para aquela chaminé, pagam uma multa. Com isto, fazem um controlo de segurança, prevenindo incêndios. Mas também um controlo de emissões de poluentes para atmosfera.
Interessante, não?

Também acho interessante a fatiota tradicional (muitos já só usam t-shirts pretas) do varredor de chaminé (tradução literal do alemão); o facto de muitos continuarem com a roupa tradicional, apesar de usarem as melhores tecnologias para trabalhar; e ainda o facto de o limpa-chaminés ser um símbolo de sorte (na altura do Ano Novo é comum ver trevos de quatro folhas à venda, com um boneco espetado no vaso, para dar sorte no ano que chega).



2 comentários:

teresa disse...

Interessante post, Luísa. Por cá, a profissão só quase tem referência na literatura infantil traduzida. Em tempos, dei com um ninho e pássaros dentro da lareira, incrível, o que pode vir "de cima" através das chaminés. Bom fim de semana:)

Luísa disse...

Obrigada, Teresa.

Eu nunca vi limpa-chaminés em Portugal e, até começar a vir para aqui, sempre tive uma ideia meia sombria em torno da profissão de limpa-chaminés (nã vejo a lógicas, mas... as crinaças fazem muitos filmes nas suas cabecinhas!).
Depois foi ver os bonecos que trazem sorte e, agora que moro cá, a despreocupação com que eles vivem... e entõ a sombra que existia na minha cabça foi-se... :D

Acho que Em portugal essa ideia também devia desaparecer... Pois de vez em quando... "morreu uma pessoa num incêndio que começou na cozinha" (eu vivi dois anos num apartamento bastante bom, mas aquela chaminé... nunca me convenceu!!!) ou ainda "uma família encontrada morta por causa da inalação de monóxido de carbono"...

Vá-se lá saber por que raio aconteceram certas coisas... :s