terça-feira, 22 de maio de 2012

Não tenha medo!!!

Ontem às 14h57m aparece-me um homem a tentar entrar na loja. Pensei que estivesse de passagem e quisesse beber um café. Abri-lhe a porta e disse-lhe que não fazia mal serem dois ou três minutos antes da hora.

Ele saca de um cartão e diz Inspecção do trabalho. E eu pensei 'tás tramada!!! a abrir a porta antes do tempo... Afinal não. O senhor foi lá inspeccionar a parte burocrática do trabalho. Perguntou-me quanto ganhava, quantas horas trabalhava, se tinha contrato assinado e por aí fora.
Aquela inspecção serve principalmente para proteger os empregados, o Estado (evitar fugas aos impostos) e as seguradoras (evitar fraudes, poiso patrão é OBRIGADO a pagar o seguro de trabalho).

O meu patrão ficou extremamante aborrecido: em dois anos de existência da loja é a terceira vez e, por coincidência ou não, sempre com empregadas a trabalhar ali há pouco tempo. Parece sacanagem!! Pior, ele agora tem que enviar um monte de tralhas para confirmar o que eu disse e  que é um patrão decente.

No entanto, e ao contrário do meu patrão, mal ele sabe que estou aqui a falar dele, achei piada à coisa. Primeiro, porque nunca tinha passado por uma inspecção de trabalho e é interessante saber o que nos perguntam e porquê. Segundo, porque o homem passou o tempo a dizer para eu não ter medo. Está visto que ele não me conhece... se conhecesse saberia que sou das que gosta de ter documentos em dia, que não me atraso com pagamentos de tudo e mais alguma coisa (impostos incluídos), que não suporto trabalho ilegal e que, por estar fora do meu apís, ainda mais paranóica sou com essas coisas. Desse modo, jamais estaria ali de forma ilegal, com horários loucos ou um ordenado sub-humano.

Assim... medo de quê?!?

Sem comentários: