quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Chanel n.º 19

Até hoje, sempre pensei que o pior cheiro que se podia sentir às 6h30 da manhã era o de wiskhey vertido. Enganei-me, é de Chanel n.º 19.
Ando eu na minha vida, telefona-me o chefe a dizer que tenho que ir limpar uma garrafa que se partiu na Duty Free Shop da minha secção. Pensei para comigo que a coisa estava a correr mesmo mal, para às 6 e tal da manhã ter que correr lá para o fundo (os acidentes têm que ser limpos em cerca de 10 minutos) e gramar com o cheiro a alcool. Pega no carrinho, tira telemóvel, tira chaves, passa no controlo da polícia, espera que o carrinho seja inspeccionado, espera pelo elevador, chega a bufar à loja e não é que é a porra de um frasco de perfume?!?! Pensei: "Estão a gozar comigo! As mulheres que aqui estão não poderiam apanhar os cacos e passar uma esfregona???".
Sempre ouvi a expressão "cada macaco no seu galho" associada à ideia de não nos metermos nos assuntos dos outros, de não sermos abelhudos e não tentarmos resolver (ou complicar mais) os problemas dos outros. Mas e se pensarmos que um professor deve ser um professor e não um psicólogo de trazer por casa (ou pela escola)? Ou se pensarmos que um médico deve ser um médico e não ser o senhor que faz as encomendas das gazes, das ligaduras da betadine (já não ha mercuriocromo, pois não?)? Ou então se pensarmos que uma vendedora deve vender e não limpar o chão? Isso é ter cada macaco no seu galho, não é? Eu acho que sim, pelo menos foi a conclusão a que cheguei hoje enquanto apanhava os cacos do frasco do tester de Chanel n.º 19. Se fosse a funcionária da loja a limpar duas coisas corriam mal: primeira, ela não atendia bem os clientes, logo havia mau serviço (coisa péssima num aeroporto); segunda, eu (ou outra pessoa) não sendo chamada para ir limpar, não há registo de relatório, se não há relatório as altas chefias pensam que não há trabalho, não havendo trabalho... não há necessidade de empregados para limpar, logo... despedimentos.
Se antes eu não ligava muito à expressão simiesca, neste momento dou-lhe total valor, pois é graças a ela que eu tenho trabalho e que os serviços por estas bandas funcionam como deve ser (não digo a 100%, mas sem dúvida é um balanço positivo). Ao contrário de outras realidades, o professor é professor, não tem que preencher papeladas que não lembram nem ao Menino Jesus. O médico trata dos doentes, os auxiliares limpam, fazem registos e encomendas. Até numa simples empresa de limpezas há pessoas "especializadas" para não andarem todos ao molho e fé em Deus. Ou seja, há mais divisão de trabalhos, trabalham mais pessoas, os serviços são melhores e todos ficam mais satisfeitos com a situação geral.
Até foi bom eu ter sido chamada, tirando o facto (péssimo) de o cheiro que me ter perseguido todo o dia, é sempre interessante ficar a saber que há mais perfumes Chanel com números além do n.º 5.




Bem sei que não é publicidade ao perfume do dia, mas é só juntar um 14 e já está. Além disso... Santoro de barba e óculos tem charme... e ainda mais além de tudo isso, o senhor por trás deste vídeo é muito à frente...

Sem comentários: