domingo, 30 de agosto de 2009

Berna

No dia mais quente deste Verão aqui, tive que ir a Berna à embaixada. Nunca me tinha apanhado por lá, então aproveitei para ir visitar alguma coisa e adorei. Numa imagem que tirei daqui, podemos ver a volta que o rio das palavras cruzadas (toda agente que faz palavras cruzadas em português já se deparou alguma vez com o nome Aar) faz em torno da cidade.
Este património da UNESCO é, como se diz por aqui, mega schön (mega bonito), mega cool (não precisa de tradução!) . Se não acreditam... é só olhar para as fotos!
Depois da panorâmica, aparece-nos um dos ex-libris da cidade. O relógio que data do século XII, que já levou uma data de voltas, mas que é fenomenal. É composto por um relógio comum, como em qualquer torre, tem um mostrador para cada lado (fotos 3 e 4) e por um relógio astronómico (foto 2). Não é o de Praga, mas também é giro!
Quando chega a hora certa, enquanto um homem (uma estátua), no cimo da torre (vê-se mal, mas está lá no cimo da foto 4), bate com um martelo no sino dando as badaladas correspondentes, os bonecos, que estão ao lado do mostrador, mexem-se. A parte mais trabalhada fica virada para dentro do centro da cidade medieval, na ponta da rua principal (foto 5, onde eu apareço de costas :p) que correspondia a uma das portas da cidade.





2 comentários:

Ângela Mendes disse...

fiquei completamente convencida: próxima cidade que quero visitar: Berna!!

Luísa disse...

E se eu te disser que ainda há mais bonito? Que fazes? Visitas tudo? Sim, é uma hipótese, mas tens que vir com tempo. No próximo fim-de-semana quero ver se consigo ir a Basel. Está lá uma exposição de van Gogh que eu quero muito ver. Se conseguir fazer como planeio, vou bem cediho, para ver a exposição e depois dar uma volta pela cidade e depois trago fotos. Ao que parece, existe um monte que é o ponto alto da cidade (literalmente), de lá pode ver-se a Suíça, a França e a Alemanha. Cool, não? E se fizer tudo isso... eu coloco cá mais fotos. :D