domingo, 22 de agosto de 2010

Turista de pé descalço














Quando se pensa visitar alguma coisa, olhamos para o mapa, vemos horários, procuramos pontos de interesse do local, tentamos conhecer algo mais do que o seu nome. Ou então não.
Segundo as notícias catastróficas que se têm lido pelos jornais, hoje foi o último fim-de-semana de Verão. Então, no fim de 13 dias de trabalho non-stop eu decidi ser egoísta. Isolar-me das outras pessoas e ir para um sítio qualquer sozinha.














Pensei em Sankt Gallen que tem um mosteiro espectacular com uma biblioteca ainda mais espectacular, se bem que não chega aos calcanhares da Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra. Mas depois vi que não havia nem lago nem rio. E eu queria água. Só para ver que isto de nadar... tá quieta! Olhei para o mapa que tenho na parede e lembrei-me que nunca tinha ido para os lados do Bodensee.














Comecei a digitar no Google nomes que me pareciam ser para aquelas bandas, para confirmar se eram à beira do lago ou não. Depois de confirmar, seleccionei dois, procurei os horários no site dos comboios e decidi-me pela viagem mais curta. Vesti os meus calções mais curtos (para ver se o resto das pernas apanham os últimos raios de Sol, porque faz bem aos ossos e à pele e porque queria ver se não ficava completamente às riscas) e lá fui eu.

Segundo a minha mãe, Romanshorn é muito bonita. Se é ou não, eu não sei. Abanquei à beira do lago a ler o meu livro e apreciei o som das ondas que era mais forte do que a última vez que estive à beira do mar. Vi a Alemanha ao longe, bebi um café na estação dos comboios e regressei a casa bastante relaxada.

Nesses entretantos, vi, para muito espanto meu, um dirigível e constatei que sou mesmo muuuuuuito ignorante, mesmo muuuuuuuuuuito burra. Não sei porquê pensava que eles tinham deixado de voar depois da segunda guerra mundial (estou farta de matutar no porquê desta ideia parva).














Assim que cheguei a casa e vim para a net perceber alguma coisa de tudo o que me tinha passado pelos olhos. Pois bem. Romanshorn fica no Bodensee (já sabia), ou Lago de Constância, e fica a poucos quilómetros em linha recta de Friedrichshafen, na Alemanha. Esta cidade é importante e conhecida mesmo por causa do senhor Zeppelin que nasceu na cidade que dá nome ao lago. E foi por causa dele e da proximidade das duas cidades é que eu vi o tal "bicho" no ar. É que há lá um museu e pode-se fazer um passeio pelos ares...















Talvez com esta eu aprenda a ir ver qualquer coisa antes de sair de casa, porque assim posso procurar os pontos de maior interesse e não fazer figura de ursa. É que apesar de estar sozinha, a consciência da minha ignorância deixa-me tão envergonhada como se estivesse acompanhada a dizer as bacoradas em voz alta...

2 comentários:

Arturio, o rei do samba disse...

És de chorar a rir minha boneca!
Tão e não é que eu até me imaginei ao teu lado a dizer, "O QUÊ?! ACHAVAS QUE TINHAM DEIXADO DE VOAR DEPOIS DA 2ª GUERRA MUNDIAL!? É que eu na realidade também não vi 'mais' nenhum desde essa altura..."
Não, cá em Portugal é raro ver dessas aparições, portanto deve ser esquisito, sim!
Pa, espero que o teu corpo esteja a produzir vitamina D depois do sol que apanhaste e que se calcifique decentemente!
Faz mais passeios, mesmo sem te informares devidamente, é bom para a alma!

Beijinhos minha miuda!

Luísa disse...

Peste!!!

Pois eu também espero que o meu corpo fique bem depressa, que isto não 'tá para brincadeiras...

Quanto aos passeios.. eu sei que fazem bem. Por isso é que eu raramente passo uma folga em casa. E quase sempre que trabalho no aeroporto levo "roupa civil" para ir directamente até Zurique ver o que já vi, mas que eu adoro voltar a ver e, de vez em quando, enveredar por uma rua nova para descobrir coisas porreiras. Há dias descobri uma rua de antiquários e alfarrabistas. ESPECTACULAR!!! Tinha lá um livro... lindo... sem preço... também devia ser lindo!!!! :p