sábado, 7 de agosto de 2010

Mais perguntas...

Sempre que vem esta época eu pergunto-me até ficar zonza:
Quando é que os criminosos vão ser realmente punidos por causa dos incêndios?

E os criminosos não são só os que deitam fogo às coisas.
São os que não limpam as matas, são os que deitam lixo para o meio das florestas. É o governo. Sim, senhor ministro, o senhor também é criminoso quando gasta mundos e fundos em estudos-de-impacto-de-não-sei-o-quê-em-não-sei-o-quê, mas não manda fiscalizar e punir os criminosos.
É que não é justo uma pessoa limpar, ou mandar limpar, os seus terrenos e depois ver os seus haveres serem engolidos pela sofreguidão dos incêndios. Não é justo homens e mulheres de família arriscarem a sua vida, perderem qualidade de vida, saúde, tempo de férias, momentos de lazer com os filhos por causa de uns merdas irresponsáveis e/ou criminosos.

Ou será que acreditam na combustão espontânea das carumas secas dos pinheiros à uma da manhã?!? É que eu não sei se existe Deus ou não, mas tenho a certeza de que não há combustão espontânea de noite em Portugal!

Podem dizer que eu falo de alto porque estou na terra das vacas. Mas não é verdade. A minha revolta com esta situação só irá desaparecer quando não acontecer mais e é completamente indiferente o local do mundo em que estou. Além disso, infelizmente, já apanhei um susto ou outro e fui sempre participativa a ajudar, não a empatar.

2 comentários:

teresa disse...

Cada Verão que passa, a esperança de que tudo melhore... A ver as notícias reparo que, desde as 13h, o realce vai para a mais de uma dezena de incêndios (se não estou em erro, referiram 14) a alastrar pelo país. Perto de Viseu, receou-se pela proximidade de uma bomba de gasolina com zona residencial nas imediações. Revolta ainda mais a idiotice de entidades que nada fazem para prevenir a situação e ainda opinam 'do alto da sua sabedoria'... Muitos lutam para ter algo de seu e, subitamente, sem nada ficam. Os bombeiros não têm descanso, pondo em risco a vida e tudo se sucede ao longo dos Verões. Há 2 anos, na área onde moro, a rádio local chegou a elogiar a «generosidade» de um conhecido político por ter cedido a água da piscina que tem no jardim... episódio ridículo que nem merece comentários...

Luísa disse...

Há esperança na mesma medida que há desespero.
Quando cheguei a casa, a minha mãe disse-me que já morreu mais um bombeiro e outro está em estado grave. E só meia dúzia de suspeitos estão em prisão preventiva, para, com quase 100% de certeza, saírem daqui a dias por falhas no sistemajudicial.
Quando é que as pessoas acordam e vêem que 2500 fogos em 6 dias em Portugal continental não é normal?!?! QUe tem que haver responsabilizações e penas duras...
Quanto à generosidade do político, adaptando um dito popular: dessa generosidade está o inferno cheio!!