domingo, 6 de dezembro de 2009

Dia 6















Reza a história, ou melhor, uma das histórias, que Nicolau era um bispo da Turquia que foi ao Brasil buscar o cacau, a Portugal as tangerinas e a Espanha os amendoins para oferecer às crianças pobres. Deste modo, é normal oferecerem-se e comerem-se estas coisas no dia 6, dia dedicado a São Nicolau. A festa começa, assim, mais cedo por estas bandas, pois para muitos é hoje que se oferecem as prendas desta quadra. Também há o caso de muita gente receber hoje e no Natal (porque não conhecem a tradição espanhola, de certeza...)

Nicolau, não sendo patrocinado por nenhum refrigerante, veste-se de vermelho, tem barbas compridas e um saco às costas. Só não anda num trenó puxado por renas, mas acho que seria difícil isso acontecer em Istambul.

Independentemente das crenças, dos mitos e lendas, São Nicolau é um símbolo bonito da bondade, da caridade e do altruísmo.
E não é uma boa altura para se seguir exemplos destes?

A minha ideia era comprar um São Nicolau de chocolate bem giro, mas não deu. Assim, fica aqui o boneco que estava escondido na janela do dia 6 do meu calendário do Advento.

1 comentário:

Ângela Mendes disse...

Ana!! Já aconteceu várias vezes dizerem-me que aqui chamam Portugal às tangerinas. No norte e no Sul. Achas que pode ter a ver com esta lenda?? Quase de certeza ;)
Mais uma aprendizagem feita contigo ;)