quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

O mais alto

Foi um passeio estranho. Primeiro o GPS levou-nos para perto do nosso destino, mas por um caminho que, chegados a certo ponto, não nos permitia ir de carro nem estacionar e seguir a pé…
Depois, o que se pensava que ia ser um dia bonito, foi um dia carregado de nevoeiro, que não permitiu ver muito bem a paisagem.
No entanto, esse nevoeiro acabou por evitar que eu tivesse um ataque cardíaco no elevador exterior mais alto da Europa. O Hammetschwand Lift foi criado em 1905. Os seu 118 metros de altura ligan Bürgenstock, na base, a Hammetschwand, no topo, a 1132 acima do nível do mar.

Bürgenstock tem umas quantas curiosidades que se podem adicionar à aventura de subir tanto metro numa caixa de vidro. É uma zona de hotéis exclusivos (o parque de estacionamento absurdamente caro é um dos indicativos ais básicos… :D ), foi e é visitada por pessoas famosas que querem sossego. E apesar de ser um exclave do cantão Lucerna, ainda não foi atacada pelos coreanos e os seus selfie sticks. Pelo contrário, o público alvo daquela zona é o mundo árabe, ao ponto de os preços e informações estarem em alemão, depois árabe e depois, e nem sempre, em inglês. Como o público alvo é diferente, o ambiente também é diferente. Não há amontoados de gente, não há gente aos gritos, não há sujidade no chão (santa paciência, mas os coreanos e os chineses são muito porcos!). Uma experiência bem agradável mesmo (e eu nem fui para o spa dos hotéis!)



Do complexo hoteleiro de Bürgenstock podemos ver a cúpula do elevador, mas é preciso fazer muito zoom para se perceber onde está.

Visto de baixo para cima e de cima para baixo. Aquele azul escuro lá ao fundo é a água do lago de Lucerna. Foi o máximo que me consegui debruçar sobre o abismo. Aquilo é tão estonteante que até um cão tremia de medo no elevador (coitadinho do bicho, tive imensa pena mesmo).


A plataforma fica no cantão Lucerna, o restaurante fica no meio cantão Nidwalden.


Quando a vi de frente, achei-a bem bonita. Quando vi o outro lado, muito macabra…
A capela é jeitosa para acasamentos. É tão pequena que assim não precisam convidar muita gente… e tem o luxo de a senhora Audrey Hepbrun ter casado aqui. 

 Detalhe do resort.

Detalhes da montanha.

Sem comentários: