terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Baden

Não confundir com a cidade alemã, porque esta é só uma Baden.
Fica relativamente perto daqui, mas é já no cantão de Aargau (ou Argóvia em português). Como todas as cidades nesta terra, é pequena. Mas como todas as cidades nesta terra, tem o seu encanto e dá para passar umas horas agradáveis numa tarde de Verão.

Numa colina ainda há ruínas (bem preservadas) da muralha da cidade. Achei piada ao campanário, bem vedado, não vá alguém roubar o sino! :D :D

Na cidade há muitas casas com o nome nas fachadas. Não sei se é a cidade com mais nomes de casas, mas foi a cidade onde eu vi mais. A casa desta rua tem um nome interessante: 
[casa] do homem preto. Agora não sei se terá a ver com a profissão do primeiro dono e aí a tradução seria limpa-chaminés; se terá a ver com alguma alcunha feia que deram ao dono da casa, o "homem preto" é o equivalente ao nosso "homem do saco" ou "papão". Ou quem sabe até podia ser um homem de pele mais escura (nem precisa ser mesmo negro, podia ser de origens no Magrebe).




 As portadas escondem uma cena da via sacra. E como a estatuária indica, é uma igreja católica.

 Baden é para foliões também. Têm as suas associações de Carnaval que tão bem representadas estão com este boneco. O engraçado é que este boneco está escondido numa viela que passa por baixo de uma casa. E temos que olhar para cima, pois não está ao nível dos olhos!

Sem comentários: