segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Chiasso

Já tinha visto a exposição dos burros, há muitos anos, no Castelo de S. Jorge. Lembro-me de estar um frio de rachar e de no dia seguinte ter nevado em Lisboa. Sei que não dei grande importância aos burros. Nessa altura preferi as gaitas de foles e os pauliteiros de Miranda… opções na vida.

Em Janeiro, já optei por dar atenção ao trabalho do senhor genial Oliviero Toscani. Eu aqui a falar de burros, mas quase de certeza que a grande maioria das pessoas o conhece pelo seu trabalho arrojado ao serviço da Benetton.

Estou habituada às exposições nas cidades grandes. Já fui para Basel ver van Gogh ou para Lausanne ver, entre outros, van Gogh, além das exposições de van Gogh aqui na cidade ou em Zurique… não, em Zurique já vi algumas coisitas, mas nunca van Gogh… :D :D

E estando habituada às cidades grandes e relativamente perto (Lausanne fica a 2horas de carro), Chiasso nunca me tinha passado pela cabeça como cidade a visitar.
Ora vejamos porquê:
chamam-lhe cidade, mas não tem 8000 habitantes, nem chega a 6km quadrados de área, ou seja… uma aldeola;
como é assim pequena, não tem grande actividade que atraia muitos turistas;
fica lá no Sul, mas tão no Sul, que é cidade fronteiriça (quem viajar de comboio de e para a Itália é aqui que a polícia controla os documentos!, mas o pica já controlou o bilhete há muito)
e como é cidade fronteiriça demora-se uma eternidade a lá chegar…

Então, com tantos atributos juntos, a desculpa de ir ver a exposição sobre o Olivero Toscani até nem era precisa… por isso meti-me no comboio.
As quatro horas para baixo e outras tantas para cima… foram compensadas pelo trabalho fantástico dele. Aprendi imenso sobre ele e com ele, nos filmes, nas fotografias, nos recortes… DELICIOSO!!!

Em relação à cidade… pronto… nem tudo é assim tãããão maaau… :)

                                 Igreja de San Vitale.
O Sul nesta terra é muito exótico. E não, não falo das couves como ornamento de jardim. É mesmo das árvores. Ora vejam lá se não são palmeiras na terra da neve… :)


Il Poeta e Il Tempo, duas obras do autor iraquiano Selim Abdullah.

 Itália lá ao fundo. Detalhes da estação de comboio de Chiasso.
E no regresso a casa, já não sei junto a que lago, o pôr-do-Sol. 




Sem comentários: