terça-feira, 25 de dezembro de 2018

o grande desfiladeiro

Tirando a minha passagem por Nova Iorque, os Estados Unidos da América são um país desconhecido para mim. Tudo o que tenho na cabeça é de filmes, livros, internet… mas muitas vezes tenho a sensação que a Suíça é uma mini América. Pela mistura de culturas, pelas paisagens, pela religião. Pode ser uma ideia romantizada da coisa, mas por vezes, acabo por encontrar coisas que me levam acreditar cada vez mais nessa teoria.
Este Verão foi a vez de descobrir um desfiladeiro muito bonito que é conhecido de forma não oficial como Grand Canyon suíço.

O Ruinalta (nome em romanche), ou em alemão Rheinschlucht, é uma garganta do Reno que fica ali meio entalada entre o Reno Anterior e o Reno Posterior (o Reno é um rio nascido da confluência de rios) no cantão dos Grisões (Graubünden). 

Primeiro fui de carro até Reichenau e apanhei o comboio até Versam-Safien. Dali fomos a pé até à beira da água e vimos a garganta de baixo para cima. Água gelada (sim, eu fui lá meter as patinhas) apesar de ser Agosto. Uma areia fina estranha. Ao toque parecia farinha, macia, mas a cor... cinzenta como o cimento. 





Depois regressámos a Reichenau e seguimos de carro até Flims, que é pouco mais do que um lugarejo no alto das montanhas, mas muito conhecido pelas sua estância de ski em conjunto com Laax que fica relativamente perto. Outro ponto de atracção em Flims, principalmente no Verão, é o  Caumasee (lago Cauma). E depois de estacionarmos o carro começou a aventura…

Fomos a pé até perto do lago a pé. Depois aproveitámos a boleia do ascensor gratuito que lá existe e passámos ao lado do lago. Este Verão foi absurdamente quente, todos os lagos estavam apinhados, por isso… foi mesmo só de longe, nem sei se a água estava agradável ou não. E a partir daí foi… caminhar, caminhar, caminhar… Uma hora a pé até chegarmos a Il Spir (romanche para andorinhão-preto). Mas valeu a pena todo o pó, o calor, os tremeliques e até as dores musculares no dia seguinte…
  
Detalhes de Flims.


Quem toma banho nu não precisa de "figura de bikini".



 Detalhes da caminhada.
Eu gosto da forma como a vegetação se aguenta em cima das rochas. Parece que foi colocada lá de propósito.


 As duas fotos de cima foram feitas a caminho do Il Spir. A de baixo foi em cima do Il Spir. Il Spir é uma plataforma de madeira e metal que nos coloca sobre o vazio. Se tentarmos ver a ferradura com os pés no chão, não se consegue. Mas nessa plataforma… uau!!! Não é para todos os nervos, mas… uau! Uau! Uau!!

Esta estátua estava num parque onde os miúdos podiam brincar, mas onde era proibido fazer fogueiras. Pois, pelo calor excessivo havia proibição absoluta de acender o que quer que fosse no meio da floresta do cantão todo (sim, cigarros incluídos). E essa proibição, por estas bandas era levada a sério. As multas para os espertinhos não se fizeram esperar e eram bem pesadas!!

Sem comentários: