Há muitos pais que não querem saber se os filhos falam português ou não. Outros que até nem os deixam ir à escola portuguesa. Depois ouvem-se comentários de professores suíços como: os meus piores alunos são sempre os portugueses e, mesmo sem eu saber falar português, posso apostar em como eles são péssimos na língua materna.
Coisas lindas de se ouvir, não? Mas, por vezes... as razões são outras. E ainda são mais liiiindas de se ouvir...
Ontem descobri que uma das minhas clientes é filha de uma portuguesa (devia ter desconfiado, espevitada como ela é!!!!). Meti-me com ela e percebi que a miúda, de 11 anos, não sabe falar português. Eu considero que, mesmo sem escola, ela poderia falar algum português, mas pronto... a mãe está cá há 20 anos. Pode ter vindo muito nova e ter perdido o seu conhecimento da língua!!
Puxei por ela, mas não sai nada. Então, em alemão, ela lá me explicou que entende tudo (honestamente tenho algumas dúvidas), mas que não consegue falar, nem ler, nem escrever. E ainda contou que chegou a andar na escola portuguesa, mas que a mãe a tirou de lá. Agora espantem-se com o que vão ler, citando a miúda: Eu saí da escola porque a professora chegava muitas vezes atrasada. E às vezes aparecia bêbeda.
Ora bem... por vezes são só os pais, outras só os filhos e em certos momentos são ambos os lados os culpados de um mau português. Mas aqui... mesmo que a mãe lhe pudesse dar mais apoio... nunca iria ser capaz de substituir uma professora...
Expliquem-me... há um banco que tem uma publicidade a um produto que serve para investimento em nós, fazendo alusão ao europeu. Anda aí gente a queixar-se que está falida, mas param de trabalhar para ver a bola.
E depois há o outro lado da moeda... aqueles que querem trabalhar e, por falta de orçamento do governo!!!!, ficam no desemprego, independentemente de haver alunos sem professor, independentemente de o professor ter feito um investimento absurdo para se candidatar a professor fora do seu país (sem falar no curso!). E cereja em cima do bolo... os que se apresentam para trabalhar... vão com os copos...
Que ninguém me diga que ganhar o Europeu faz bem à moral dos portugueses. Pois de moralidades... os tugas não percebem ponta de um corno!!! Espero que a Holanda lhes dê cinco secos. Eu sei que os 11 em campo não têm culpa (mais os restantes elementos da equipa), pois o trabalho deles é mesmo correr atrás da bola para depois a chutarem quando a apanham... A culpa é dos outros elementos da equipa técnica que se apresentam em quase todos os sofás das salas de estar portuguesas... que têm sempre uma táctica infalível para tudo, menos para o que realemnet interessa.
E antes que me venham com coisas sobre a miúda ter nascido cá e não ser portuguesa de gema e de eu poder estar a puxar a brasa para minha sardinha... digo umas coisas simples: eu paguei os meus estudos em Portugal com o dinheiro dos meus pais ganho na Suíça; os grandes gostam de mandar os portugueses emigrar, mas esperam sempre as remessas de dinheiro que os portugueses fazem (faziam, que esta nova geração de emigrantes está a abrir a pestana!!); gostam de inventar propostas de impostos extra sobre os bens de emigrantes que vivem em países como Andorra, o Lichtenstein ou o Dubai, só porque lá não há impostos... até parece que se chega países como estes, se abana as árvores e o dinheiro cai de lá (eu já estive na Andorra e não é assim, nunca estive no Lichtenstein, mas pela proximidade geográfica também sei que não é assim, deduzo que no Dubai o que possa cair de uma árvore de lá sejam tâmaras).
Então como é que é?!? É só de venha a nós?!?! Nada a vosso reino?!?
Para mim, a coisa é: Deutschland olé olé!!
Sem comentários:
Enviar um comentário