sábado, 27 de fevereiro de 2010

Casa alta

No primeiro semestre de alemão, estivemos a falar dos diferentes tipos de construção, a distinguir um prédio de um arranha-céus (Hochhaus, casa alta), etc. e tal. A professora, nascida e criada aqui na cidade, disse que só existem 3 arranha-céus por cá. Deu-me vontade de rir. Mas é que de facto só existem 4 prédios grandes por aqui.
O hospital, que deve ter para aí 10 andares.
A Roter Turm (torre vermelha), com 90 metros, e que fica perto da estação de comboios, acho que pertence aos correios e no núcleo envolvente fica a minha faculdade. Lá em cima existe um bar e uma câmera que capta imagens da cidade em tempo real e 360 graus...
Outro, Sulzer Hochhaus, pertence a um velho italiano muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito rico (proprietário de 80% dos prédios da cidade). Há tempos teve que fazer obras para retirar amianto que havia por lá. Então como estava a mexer... resolveu meter-lhe mais uns andares. A maioria do material usado foi tranportado pelos elevadores!! Uma das coisas que eu gosto neste prédio é que, no Natal, as luzes ficam acesas de modo a fazer uma árvore de Natal em cada lado do edifício. :D
E o último já fica no subúrbio da cidade, só o vi ao longe e de fugida. Mas deve ser mais ou menos como o como o hospital.

Na primeira foto vê-se a Sulzer Hochhaus do lado esquerdo a Roter Turm do direito.
Na segunda vê-se o hospital, à direita.
As duas fotos são a sequência das outras cinco (nos dois posts, de cima para baixo é equivalente a "da esquerda para a esquerda"). Fazem assim o panorama da cidade que me abriga, a mim e aos restantes 99999 habitantes. Isto é... se já não aumentaram. Há relativamente pouco tempo era uma cidade com 100mil habitantes. Até fizeram uma festa à habitante número 100 mil...

Sem comentários: