quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Frases de engate

Já ouvi muita coisa. Umas são ordinárias, outras são engraçadas, outras são pirosas... há de tudo...
Mas a conversa que eu tive hoje com um gajo qualquer que me apareceu na estação de comboios... nem sei como a catalogar.
Um negro, quase de certeza da zona da linha do Equador porque era mesmo muito escuro*, começou por entrar na sala de espera e perguntar-me em inglês (como é que ele sabia se eu falava inglês?!?) se estava tudo bem. Eu fingi que não ouvi. Não sou muito amante de conversas de 2 segundos antes de apanhar um comboio. Mas ele fingiu que eu não respondi à pergunta que eu fingi que não ouvi e continuou. Quando é que não me pergunta se eu sou africana.
Sim... a forma do meu rosto e a minha tez indicam que eu sou uma fugitiva de uma comunidade berbere.
Se me perguntassem se era turca... até nem me fazia muita confusão, consigo passar por turca, dependendo da zona da Turqia que eu escolhesse. Mas a Turquia não é da África, pois não? Não me ofendeu perguntarem-me se era de África, o que é ofensivo é a pessoa fazer perguntas parvas. Era como perguntar a um chinês se é descendente de samis.
Mesmo estando eu a dar poucas respostas e do modo mais lacónico possível, ele continuou a insistir em encontrar-se comigo (já estava eu a sair da sala de espera) e a pedir-me o email. Só faltou levantar-se e vir atrás de mim para insistir na história...


* Faço esta explicação que é para se perceber que não foi um suíço bem branco que quando vê uma pessoa um bocadinho mais morena pensa logo que é do Norte de África...

Sem comentários: