sexta-feira, 12 de março de 2010

Perplexidade

foi o que senti quando vi esta notícia.
E o que me deixou mais perplexa foi esta bonita frase:
"Apenas lhe propuseram assistir a aulas de colegas para aprender a lidar com as provocações."

A ser verdade... quem foi o ser incompetente, atrasado mental, retardado, burro, estúpido, ignorante, inergumeno, animal e mais-não-sei-quantos-epítetos-justos -mas-que-eu-não-me-lembro-agora que propôs tal coisa?!?!?

Eu não aprendi muito na faculdade, nem nas minhas observações, nem no meu estágio, pois toda a gente sabe e diz que só a experiência própria nos ensina a sério. Dessas poucas coisas que eu aprendi, uma é óbvia em qualquer contexto, mas foi ouvida da boca de muitas pessoas, algumas até que nunca se viram na vida: Cada professor é um professor. Cada professor lida à sua maneira com uma turma. Se assim é, como é que um professor vai assistir às aulas dos colegas para aprender a dominar os alunos?!?!?
E que ninguém me diga que o senhor poderia ter ido só para tirar umas ideias. Porque a minha orientadora de estágio passava o tempo todo aos berros com os alunos e eu acho que isso não leva a lado nenhum, os alunos continuam a não respeitar, ao fim de poucos dias não tem qualquer efeito a não ser na minha garganta. Logo, se a minha orientadora de estágio e este senhor tivessem sido colegas, não me parece que ela fosse um bom exemplo para ele.

Por muito reservado que fosse, com 51 anos não deveria ter entrado em Janeiro para o ensino. Se ele só se queixava "a sério" de uma turma, não me parece que o problema fosse só a maneira de ser do professor.

Desta vez as lágrimas vieram-me aos olhos. Fiquei espantada como o mundo está, em especial Portugal. As pessoas deixam andar, não olham para o que se passa à sua volta, acham normal, defendem-se com argumentos como a idade, a condição social, o factor económico. Eu tive uma adolescência tramada, nunca fui rica, vivi com filhas de prostitutas, toxicodependentes e afins e nem por isso infernizei a vida dos meus professores ao ponto de eles entrarem em colapso nervoso...

Quando acontecem destas coisas eu penso sempre no Huxley e tenho vontade de dizer: "Oh, brave new world!"
Se calhar levaram demasiado à letra alguns icons de outros tempos...




O que virá a seguir?!?!

Sem comentários: