quinta-feira, 12 de abril de 2012

Património Humano e da Humanidade

Meio às três pancadas, resolveu-se ir na Páscoa visitar uma prima que está no cantão Tessino, mais propriamente na capital do cantão, Bellinzona. Que óptima ideia!!
Apesar do frio de rachar pude aproveitar um Sol resplandescente, bem diferente das nuvens tristonhas que estavam cá em cima. E depois o que por lá vi... :)
Portugal tem 13 locais considerados Património da Humanidade.
A Suíça tem 11. Acho que ganha aqui a ilha... se tem um terço do "jardim à beira-mar plantado", das duas uma: ou a Suíça deveria ter menos ou Portugal deveria ter mais... :D:D

Mas não falando de quem tem mais ou menos, quero falar de um dos Patrimónios da Humanidade presentes na Suíça que conheci na minha spedizione al sud.

A cidade de Bellinzona tem três castelos fantásticos mandados construir pelos duques de Milão que eram os senhores da zona na Idade Média. Depois foi dominada pelos Confederados Helvéticos no século XVI, até conseguir a autonomia em 1803, tornando-se a capital do cantão.
Eram unidos por uma muralha que atravessava o vale e que está parcialmente destruída. No entanto, os castelos estão extremamente bem conservados e têm utilização prática: centro de exposições e/ou espectáculos.

Na visita começámos de cima para baixo e é o que vou fazer por aqui. Assim, apresento uma foto nocturna dos três castelos: na imagem, da esquerda para a direita, vemos em terceito lugar a "mancha" de uma igreja, que não está no seguimento da muralha e/ou dos castelos (está a Norte de muralha); depois apresento um pormenor do Castello di Sasso Corbaro para poderem reparar no telhado feito de pedra; a seguir temos vistas panorâmicas de Bellinzona: uma virada a Oeste com os outros dois castelos, outra virada para Norte com as montanhas, outra virada a Este com a montanha com um verde lindo que é diferente do que se vê na minha zona, e a úlrima orientada para Sul com o lago Maggiore lá ao fundo (é um dos lagos mais importantes nos Alpes e é uma das fronteiras entre suíços e italianos). Pequena nota: as coordenadas podem ser um pouco diferentes, do género Su-sudeste em vez de ser Sul exacto. É que eu não levei a bússola!!! Mas sei que o que digo que está para Norte não está para Sul. Não se tentem guiar pelo Sol nas imagens, a coisa não bate certo com o que estamoas habituados noutras latitudes. :s






Sem comentários: