domingo, 15 de abril de 2012

At last...

E com este post acabo com as fotos da minha semana com a Sa. (sou mesmo lenta a actulizar isto!!!).

Apresento Gais, uma cidade de Appenzell Exterior. Acho que aquilo tem estatuto de cidade, mas para mim não passa de uma aldeia. No entanto, não deixa de ter os seus encantos: os frontões elaborados das casas, o museu que está aberto duas horas à Quinta-feira de tarde, duas vezes por mês (eu não sei se o museu é interessante, o encanto, para mim, é mesmo o horário!!! :D:D) e é onde acaba a linha de comboio de cremalheira que parte de Altstätten.
Fundada em 1911 deixou de funcionar "normalmente" em 1949, quando começou a usar a força eléctrica e não do vapor. Anda muito devagarinho... é tão engraçado subir a colina naquilo!

Já agora... se algum dia andarem por ali podem dar uma saltada a Stoss... É uma das paragens da linha (que também significa empurrão) e um local importante na história do cantão Appenzell.
Em 1405, 400 homens de Appenzell lutaram contra 1200 da casa de Habsburgo e elementos da Abadia de São Galo. Apesar de serem menos, ganharam os de Appenzell, o que fez com que o cantão se tornasse independente.
Stoss é uma passagem de montanha, com meia dúzia de casas de agricultores em madeira e a cheirar a vacas ao ponto de não se conseguir dormir. Eu sei porque já tentei dormir numa. Fui convidada para ir passar o fim-de-semana à casa da montanha. Aparentemente, tudo normal. Como a família tinha miúdos que discutiam por causa do quarto (banal) do avô, servi para o desempate. O quarto era paredes meias com a vacaria... a casa tem mais de 200 anos... e é TODA em madeira... Resultado: chovia torrencialmente, estava frio como o raio e eu de janela aberta!! 
Acho que vale a pensa passar por lá. Podemos ver a Áustria ao mesmo tempo que tomamos uma bebida no restaurante perto do monumento que ainda hoje orgulha a região. :D


Sem comentários: