quinta-feira, 8 de março de 2012

Entrudo ou Entruval ou Carnado ou Carnaval ou o que quiserem :D

Apesar de serem palavras sinónimas, tenho usado a palavra Entrudo só para não fazer confusão com o Carnaval vivido em Portugal: defende-se que tem a ver com a farra antes da quaresma, com o último dia em que se pode comer carne, o jejum e mais não sei o quê. Por aqui as coisas dão-me outra ideia. Não digo que seja completamente dferente, mas...
Tem a ver com as crenças dos povos, sim. Teve que nascer em algum sítio por alguma razão. Se assim não fosse não tinha a força que tem. Mas não me parece que esteja somente ligado ao Catolicismo.

Senão veja-se: os Entrudos mais conhecidos são os de Basileia e de Luzerna (refiro-me às cidades, não aos cantões, que também devem ter datas variadas para o Entrudo). O de Basileia, cidade/cantão reformista, começou a 27 e acabou a 29 de Fevereiro. O de Luzerna, católico, foi no dia 16 de Fevereiro. Logo... não batem as datas de início da a Quaresma (deste ano!). Visto por esta perspectiva, não me parece que haja relação directa entre uma coisa e outra.

Ainda que reformistas sejam mais liberais em certas coisas que os católicos não são, o respeito pela Quaresma é bastante grande. Ouso dizer que os reformistas me parecem mais interessados na religião, no respeito pelos cultos e pelos dias santos de guarda, mais devotos até (sem serem ratos de sacristia) do que os católicos (eu vivo num cantão oficialmente reformista, conheço mais suíços reformistas do que católicos e venho de um país católico, vivendo com freiras 12 anos... por isso ousei tal comparação!!). Mais uma achega sobre respeito pelos dias de descanso: na Suíça é proibido lavar roupa ao Domingo nos prédios em que a máquina de lavar é compartilhada e nas casas particulares as pessoas podem ter uma pilha até ao tecto mas normalmente esperam pela Segunda...

Mais, há tempos li que na França, em certos sítios, o Entrudo pode chegar a terminar em Maio. A ser verdade... a Quaresma volta a não ter peso. A crença ancestral talvez. Para quem quiser argumentar que la France é um país laico... Portugal também é e o Carnaval vai até à Terça-feira Gorda (com arrasto para a Quarta-feira de Cinzas) e apesar de não iniciar no dia 11 do 11... está lá a história dos caretos de Podence, Lazarim, Bragança, Vinhais e se calhar mais alguns sítios que nunca ouvi falar...

Claro que isto não é nenhum tratado sobre definição de Carnaval, Entrudo, Quaresma, religião e afins. É só uma leitura do que me vai aparecendo à frente. Se calhar, para o próximo ano encontro novos dados que me vão dar uma nova perspectiva sobre tudo isto... Entretanto, até que isso aconteça... ficam aqui mais umas fotos deste ano... ;)

Bruxas, trupes, crianças... verdes... :D
Leões (lá está... nem todas as máscaras são de bruxas; já houve um grupo de Mad Hatters baseados no filme do Burton em Basileia)
O que me interessa mais na penúltima foto é o garoto. Meteu-se com todos os grupos de mascarados que passaram à frente. Corria atrás deles, fugia-lhes, eles agarravam no miúdo e andavam com ele às costas para trás e para frente. Chegou a uma altura que já sem casaco andava, tanto era o calor que ele tinha (e se estava frio!!).
Na última... o espantalho está muito original, não vos parece?!? Só não sei onde é que terá enfiado a cria... (peço desculpa pela falta de qualidade, mas esta e as seguintes foram tiradas com o telemóvel)










Sem comentários: