sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

São Galo

Não, não é nenhum galinácio que foi promovido a santo. É mesmo o nome em português de uma cidade e respectivo cantão que deriva do nome do Heiliger (santo) Gallus.
Reza a lenda que durante uma noite em que o monge Gallus estava acampado com um outro monge, apareceu-lhe um urso. Em vez de se assustar, ele pediu ao urso que, em nome de Deus, fosse buscar lenha para a fogueira. O urso assim o fez, recebendo em troca um pão. Quando Hiltibod (o outro monge) acordou disse a Gallus: Agora sei que o Senhor está contigo, porque até os animais da floresta obedecem à tua voz.
Por isso, podemos ver o urso nas armas da cidade. Cheguei a pensar que o facho do brasão do cantão tinha a ver com essa recolha da lenha. Afinal tem a ver com política e representação do Direito.

E como seria de esperar, tal como em outras terras com santos importantes, a cidade de Sankt Gallen (nome alemão para cidade, cantão e santo) tem uma catedral. Simplesmente estonteante!

Associadas à catedral existem algumas curiosidades que eu gostaria de destacar:
* a igreja original era românica, mas não sobreviveu. Depois construiu-se a catedral barroca que, em conjunto com o bairro onde se insere e a biblioteca do mosteiro, é Património Mundial da UNESCO;
* normalmente as torres de uma igreja são "por cima" da porta principal, que por sua vez fica oposta ao altar, neste caso não acontece nada disso: porta principal é lateral (em relação ao altar). As duas torres ficam "por cima" do altar;
* a bibliteca foi criada na abadia no século IX e tornou-se um centro de cultura e ensino muito importante (essa eu já sabia antes de a visitar, tive um professor na faculdade que falava na biblioteca todas as aulas!!!). É uma coisa linda de se ver: o chão é trabalhado, as paredes são forradas com estantes trabalhadas e cheias de livros; pode ver-se lá uma múmia e os respectivos sarcófagos (não sei quem é, porque aquilo me dá arrepios e das vezes que lá fui não me consegui aproximar para ler a informação :s) e, agora, a reprodução do globo da dor de cabeça entre a cidade de Zurique e de Sankt Gallen: o St. Galler Globus (um globo que tem o mapa terrestre e o astral, uma obra de arte espectacular, com uma história engraçada, mas para contar noutra altura);
* para se andar na biblioteca temos que calçar uns chinelos gigantes por cima dos nosso sapatos. O que recomendo é que deslizem e não tentem caminhar... é que pode ser traiçoeiro... :D
* apesar de eu gostar muito desta biblioteca e de reconhecer o seu valor no que diz respeito às Belles Letres, eu acho que a Biblioteca Joanina em Coimbra é muuuuuito melhor (não me vão acusar de anti-nacional!).

Bem... no fim de tanto palavreado, vou aqui colocar algumas imagens do interior da catedral. Na biblioteca não é permitido fotografar, mas eu deixo uns links. ;)
Fotos: Nave principal; altar-mor; confessionário; púlpito.
O texto está em alemão, mas não interssa, aqui podem ver uma foto da biblioteca e uma imagem aérea da catedral.
Aqui podemos ver as Pantoffeln (pantufas) da biblioteca.




Sem comentários: