segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

BuuUuUuuuuUuuu....

Esta semana li num blog de uma mulher que vive na Suíça há relativamente pouco tempo (pelo menos pareceu-me) que o Carnaval era assustador. Que era barulhento. Que mais não sei o quê.

Se eu visse uma máscara daquelas numa noite de Agosto ou Setembro talvez me assustasse de morte, mas nesta altura do ano não. É normal elas circularem um pouco por toda a parte...
Acho que a senhora não sabe isso, nem deve saber o que significam... a máscara não é só uma forma de esconder a cara para se dizer e fazer o que se quer de forma impune. A máscara serve também para espantar o demónio, para enganar o demónio, para não se ser perseguido pelo demónio... Claro que nos cortejos eles fazem tropelias, mas lá está... as tropelias fazem parte do processo de exorcismo dos demónios que chegam no tempo de morte que é o Inverno.

Também por isso o Entrudo começa no dia 11 do 11 às 11 e 11 (e o ano passado foi o máximo: o ano era... 11!!). O número onze tem diversos significados, mas tem sempre uma conotação um pouco negativa (eu não acho: nasci a 9 do 11).

Segundo li, há imensas teorias. Uns dizem que é o número do demónio. Uns defendem que é um número que "nem é carne nem é peixe", ou seja, é mais do que os 10 Mandamentos da Lei de Deus, mas é menos do que os doze apóstolos, além de ser o número final depois de Judas se ter enforcado (antes de outro apóstolo ter sido "eleito"). Por aqui diz-se que é o número do Narr, o bobo, o bufão, que pode ser descrito como vem na Wikipédia: Bufão é um tipo característico do grotesco. Existe desde a antiguidade, estando presente na corte, no teatro popular, sendo cômico e considerado desagradável por apontar de forma grotesca os vícios e as características da sociedade. O corpo do bufão caracteriza-se pela deformidade e o exagero, sendo o excesso uma de suas principais características. Vestia uniformes espalhafatosos, com muitas cores e chapéus bizarros com guizos amarrados. Isto lembra alguma coisa?!?

Sabendo tudo isto... como é que se pode achar o Entrudo uma coisa assustadora?? É um exorcisar dos demónios, é um afastar das vibrações negativas do Inverno para dar as boas-vindas à Pimavera, ao bom tempo, à produtividade...

E ao saber disto aqui, na terra das vacas, lamento por não perceber como funciona a coisa em Portugal. Porque é que em Podence o "diabo" anda à solta numa data e em Lazarim é noutra, porque é que uns andam com máscaras vermelhas, outros com elas por pintar...
Decididamente... tenho que me dedicar a estudar a coisa por cá e por lá...
Entretanto aqui ficam mais umas fotos do cortejo deste ano.
Tal como em Portugal ou na Alemanha, por aqui também há crítica nos carros alegóricos.
A foto do Bob, o construtor destaca o facto de haver uma obra por terminar há 20 anos. Eu também fiquei espantada!! Mas não sei onde fica tal fenómeno!!
Depois vemos a Grécia em saldo; o porquê de poder ser adquirida pela Suíça e como pode ser rentabilizada: 131957km quadrados de "terra nova"; 19 estâncias de esqui; combustível natural: azeite; 3027 ilhas para férias; muito sol e muito vento para desportos radicais e/ou produção de energia.
Nas duas seguintes vemos a crítica à construção de parques de estacionamento, ao exagero do número de carros, mas apresnetado uma solução de génio: parques de estacionamentos móveis (só me pergunto como funcionarão?!?)

Havia mais carros e havia mais "vítimas" de crítica: a produção de energia atómica; uns miúdos puxavam uns carrinhos onde apresentavam as energias alternativas possíveis na Suíça; e uma vez mais as dívidas, da Grécia, com o acrescento da Espanha e de... Portugal!!!  (se tiver possibilidade ainda as ponho poer cá!)




4 comentários:

teresa disse...

Assim de repente, quem diria que os suiços eram tão dados a festividades carnavalescas? (eu já o sabia, pois já nos tem mantido informadas/os com estas imagens tão divertidas).

Luísa disse...

Ë mesmo assim, Teresa! Ainda agora me espanto com as folias deste povo. Sâo diferentes de nós... mas farras... acho que ultrapassam em muito os portugueses. Os festivais já começaram. Aqui há primeiro os de Inverno que passam aos de Primavera, depois hás os de Verão. Só não sei se têm de Outono (não estou a fazer piada com as estações do ano). Depois são as feiras e "romarias", depois os bailaricos de bairro. Ainda temos o 1.º de Agosot (o único feriado nacional) que é a loucura, e o Ano Novo também explode em fogo de artifício. E remata-se ocm este Carnaval interminável... ainda no Sábado vi mascarados, iam para bailes de máscaras... a festa continua entre portas!!!!!!! :D:D:D
COm estes senhores, só vendo...

teresa disse...

Num país católico seria impossível, a Quaresma impossibilitaria tal ímpeto carnavalesco:)

Luísa disse...

Estou a preparar um 'post' como resposta! Mas tenho andado meio apertada com coisas para fazer e o 'upload' de fotos não está a ajudar... :s Logo que possa, publico-o! ;)