sábado, 25 de fevereiro de 2012

Arte de rua

São considerados criminosos. São considerados uns seres à parte da sociedade. Há quem pense que todos consomem drogas. Mas para mim os grafitters não são propriamente isso.
Neste mundo há criminosos, sim! Mas também os há noutras áreas. E não é por pintarem paredes que o são. São-no porque não respeitam a propriedade privada, porque embadalhocam as paredes de edifícios com história, mancham as ruas de zonas típicas de uma cidade, como o Bairro Alto, ao abrigo de certa "arte" (que ninguém ouse dizer que isto é arte!!).

Eu sou defensora de que as câmaras municipais  disponibilizem espaços para este tipo de arte. Santa paciência! Quer queiram, quer não, é uma arte 'só' pelo trabalho que têm (eu não sei pintar com lápis, quanto mais com latas de spray e diferentes caps) e é uma coisa que está entranhada na sociedade de uma ponta à outra, pelos mais diversos motivos e desde há muuuuitos anos, só que com variações. Vejam os romanos, vejam os suíços, os alemães, o marido da Frida Khalo...

Por aqui a coisa funciona mais ou menos em ordem. Mais ou menos porque há sempre um esperto ou outro que gosta de fazer uns tags em sítios proibidos ou pintar comboios de alto a baixo (até que ficam giros, mas depois não se vê nada para a rua, porque eles também pintam os vidros). De resto... se é proibido e forem apanhados, não saem impunes. E se forem educadinhos têm spots para deixarem a sua arte fluir.

Um exemplo é este mural em Zurique. Primeiro que eu conseguisse chegar lá... eu passava de comboio por cima, numa ponte, mas as estações eram sempre muito longe dali. Depois descobri uma perto e... fiz estes cliques. Não me digam que não têm pinta!!
Reparem: há vários grafitters-karatecas pequeninos espalhados no mural, como se fossem o fio condutor do 'quadro'; também há espertinhos que gostam de destruir o trabalho dos outros (última foto); quando li o que está lá escrito pensei: sim, tu que pintaste por cima és um garnde arschloch (asshole)!

Nota: há aí uma data de termos (itálico) que pertencem a este mundo que podem ser descodificados neste artigo da wikipédia (eu li-os e posso afirmar que todos os que mencionei estão bem definidos por lá).







Sem comentários: