quinta-feira, 29 de julho de 2010

Uma hora de bom tempo

Hoje andei a limpar helebóros (quando me passar a preguiça eu coloco mais fotos de flores) dentro de uma das estufas porque não se podia trabalhar na rua. Adivinhem quem voltou... pois, isso mesmo... a chuva.
No entanto, há coisas para fazer no exterior, como distribuir a planta e espetar os "esparguetes" (uns tubinhos do sistema de rega do exterior, tipo rega 'gota a gota'). Então, sempre que o São Pedro nos mandava uma aberta, lá íamos todos a correr e conseguíamos espetar uns 50 espargutes cada um. Mas eram tantos...

De tarde, numa das abertas, um colega afirmou sem qualqeur dúvida: "Temos pelo menos uma hora de bom temnpo. Talvez um pouquinho mais. Mas uma hora é certa.".
Na brincadeira disse-lhe que ia controlar o tempo a ver se ele falhava. Confesso que controlei o tempo, mas estava altamente céptica quanto àquela certeza. Ou mais ou menos... seria que ele ia saber dizer que tínhamos uma hora de Sol, só porque olhou para dois metros de céu?!?!

Pois bem... ele acertou. Até no "pouquinho mais". Não sei como os suíços fazem, mas eles falham por muito pouco na meteorologia. Sejam eles meteorólogos, sejam simples reformados a trabalhar em part-time, como este meu colega, eles sabem mais ou menos quantas horas de chuva vai ter um dia. Se o Sol vai ser forte ou encoberto por nuvens passageiras...
Não sei como se faz, não sei mesmo... mas eu também quero aprender a fazer destes prognósticos...
Esta aberta foi fotografada à hora de almoço. Parecia que eu estava a divinhar uma coisa destas...



Sem comentários: