domingo, 22 de novembro de 2009

Querido Pai Natal

Andei a pensar na minha lista de presentes e vi que era assim:
um computador novo, todo XPTO, completamente à borla;
uma Internet que não me desse dores de cabeça;
um elevador para o prédio;
uma máquina de lavar;
uma autorização especial para ter a máquina cá em casa.








Foto: aqui.

Mas depois pensei melhor...
O computador XPTO iria implicar que alguém ficasse a perder um salário, portanto, eu juntei uns trocados e espero receber o meu Toshiba na próxima semana.
A internet sem problemas... acho que vou pedir ao Menino Jesus, ouvi dizer que ele é que faz os milagres.
O elevador deve ser um bocado caro e depois não podes dar prendas os outros meninos.. deixa lá essa de lado...
A máquina de lavar até se pode arranjar, no mediamarkt deve haver alguma coisita em conta.
Então, como eu até sou uma boa menina e até eliminei vários itens da lista, acho que mereço a autorização para instalar a máquina aqui em casa. Não achas?

Pois é... na Suíça, os vendedores de máquinas de lavar não têm muita sorte.
Cada prédio (falando nos prédios de apartamentos para alugar) tem uma sala específica para lavar roupa, equipada com máquina de lavar (podem ser várias), uma máquina que projecta ar (quente e/ou frio) e, em alguns casos, uma máquina de secar "normal". As máquinas de lavar são, de modo geral, proibidas nos apartamentos. Claro que se queremos lavar... temos que pagar. Há vários métodos: cartões pré-pagos e recarregáveis, objectos tipo pen que são também pré-pagos, o métopdo de apontar numa folha que está junto à sala de lavar (o usado cá no prédio) e acho que também ainda se usa o método das moedinhas, tal e qual como nos filmes...

Isto tem um monte de coisas boas. Se avariar, não há o risco de inundar a casa; se avariou, é da conta do condomínio, já está nas despesas, não precisamos de pagar mais nada; e como é da conta do condomínio quem tem que tratar de chamar um técnico é o porteiro. Ou seja, menos dores de cabeça.
Mas há o reverso da medalha...
Temos dias marcados para lavar roupa. Não há problema quanto a ter roupa lavada para mudar, mas há problema com o tempo disponível para andar a lavar naqueles dias. É sempre a correr!!
E depois, para quem vive num terceiro andar, num prédio sem elevador, como eu... a coisa complica. Fazer 10 máquinas de lavar (somos três adultos que trabalham cá em casa) significa que tenho que fazer 20 vezes aquelas escadas. E quando se vai lá e a máquina ainda não acabou de lavar????

Por isso, Pai Natal, em consideração às minhas perninhas que ainda me doem depois da maratona de sexta-feira, vê lá se fazes esse jeitinho.
No entanto, se não der mesmo, mesmo, mesmo, mesmo, eu já fico contente com A Minha Agenda.

Sem comentários: