terça-feira, 29 de junho de 2010

Verde-Rubra não é cor que combine com os meus olhos...

Portugal está empatado a zero com nuestros hermanos. Estou-me nas tintas para qual dos dois ganha. Simpatizo com o Gana e torço para que a Alemanha ganhe o mundial por causa de uma aposta lá no trabalho. Mas mesmo assim... se nunhum deles ganhar... azar!! Eles é que ganham mais à hora do que eu ganho num dia de trabalho e eu também puxo muito pelo corpo, sem a mais valia de um médico e um massagista sempre em cima de mim!!!

Mas isto para falar dos emigrantes portugueses espalhados pelo mundo inteiro, em geral, e na Suíça, em particular.
Não merecem o país que têm.
Qualquer canto se vê uma bandeira. Todas as casas de portugueses têm, no mínimo, uma bandeira pendurada (a minha mãe, mesmo contra a minha vontade, tem uma na janela). Todas as firmas, que têm portugueses a trabalhar para eles, têm as carrinhas engalanadas com bandeiras. Os carros particulares, as motas, as roupas... a bandeira verde e vermelha supera todas as outras, inclusivamente a da cruz branca.

Os portugueses orgulham-se em ser do "jardim à beira mar plantado", fazem de tudo para o demonstrar. Mas eu cá cho que são uns otários por o fazerem.
Eles arrepiam-se quando ouvem o hino de um país que os empurra para fora de casa.
Eles vestem a camisola de um país que quer os francos, os euros, os dólares, as libras que eles ganham, mas que não lhes dá garantias nenhumas para o caso de, por exemplo, a sua casa ser assaltada quando estão a suar as estopinhas para depois ir investir no rectângulo.
Eles ficam todos babados por qualquer coisinha de Portugal ignorando que são alvo de gozo e de inveja dos que não se atrevem a mexer-se para mudar.

É que mesmo havendo muitos bacocos, que vestem branco de alto a baixo, que se põem a falar francês quando não sabem sequer escrever bonjour, há muitos que não merecem ser metidos na mesma caixa, simplesmente porque não têm o mesmo rótulo.

E se os emigrantes portugueses conseguem construir casa, comprar carro caro, viajar, etc. e tal, não é por estarem a cantar à porta do metro de Paris. No cimo dos Alpes, sejam eles na parte suíça, francesa ou italiana, só há neve. Quando a neve derrete, só escorre água pelas montanhas. Os francos ou os euros que nos aparecem nos bolsos, só nos aparecem porque primeiro deixámos o coiro na fábrica, no estaleiro das obras, no chão esfregado, na água suja de uma pia da cozinha de um restaurante...

Vendo bem as coisas... não são os portugueses que não merecem o país que têm. É o país que não merece as pessoas que tem.

Sem comentários: