domingo, 3 de janeiro de 2021

Il Sud in Ottobre II

No segundo dia subimos mais uma montanha. Desta vez de comboio. Foi interessante ver o pessoal a preparar-se para fazer uma corrida qualquer. Eu cheia de frio e aquela gente vestida de lycra... Eu subi até ao cimo no comboio, mas eles saíram a meio da viagem para seguir a correr pela montanha acima. E foram lá ao piquinho. Eu... depois de sair do comboio, olhei lá para cima e cansei-me só de ver. tendo em conta que estava um nevoeiro cerrado, deixei-me estar perto da estação à espera que o Sol chegasse e bastou-me... :)

De comboio, serpenteámos pela montanha. Mesmo com nevoeiro... lindo.




No cimo da montana está a Fiore di Pietra. Sinceramente, acho o edifício muito feio. Mas é possível comer e ber algo lá para recuperar as forças da subida.


Ali ao fundo, algures, um pouco mais para a direita, um pouco mais para a esquerda é a Itália. 


No Valle di Muggio as neveras são famosoas. O que é uma nevera? São casas como esta aqui onde se juntava o gelo para a conservação do leite dos Alpes. A casa parece pequena, mas o truque está em profundidade. Parece um poço com umas escadas em caracol para se começar a acumular o gelo ou para se ir recolher o mesmo quando necessário. Nos dias de hoje as casas não são usadas pare esse fim. São património protegido,  referência turística e também, o armazém da lenha de privados (sim, eu fui lá enfiar a cabeça para ver se realmente tinha a escada em caracol... 😜)



Depois de comermos muito bem, lá vamos nós até Riva San Vitale. A ideia era ver o baptistério mais antigo na Suíça. Claro que tivemos sorte e... está fechado temporariamente para restauro. Mas não se perdeu tudo, demos uma volta pelas ruas da localidade (estátua Padre e Figlia in Bicicletta, Gabriela Spector), e lá chegámos ao Tempio Santa Croce.



Depois metemos à estrada e fomos a Carona. Sim, o nome é um bocadinho maroto no ano 2020, mas a freguesia tem pontos de visita que valem a pena...
O Santuário da Madonna d'Ongero estava, claro!, em obras. Só deu para ver o recinto por fora e espreitar por um janelo na porta da igreja. Mas vale a pena...



E depois há ruas estreitas...


Quer dizer... muuuuuuuuito estreitas. Eu sabia deste "fenómeno e ia a correr para a paragem de autocarro ver se faltava muito para chegar xarãããã... eis que lá vem o amarelinho dos Correios...  :)


Este arco faz parte da Chiesa dei Santi Giorgio e Andrea. onde também tem um menino a fazer festinhas ao Santo António. Só não percebi a pedra na mão do Santo...




Sem comentários: