domingo, 19 de abril de 2020

Das fantasias


Eu tenho um hábito pelo qual sou gozada. Sempre que vou a um sítio tento apanhar todo os folhetos informativos da região. Depois chego a casa e analiso papel a papel para descobrir novos passeios. Quando fui às minas de sal de Bex apanhei vários folhetos que me levaram a outro dia bem passado. Teve tudo a ver com o fantástico (pelo que está aqui e por uma exposição sobre o Drácula), mas teve a sua piada.

 Fomos a uma gruta que é de fadas. Num percurso fácil com cerca de mil metros e muitos pingos gelados lá nos fomos rindo com o que víamos.

Os humanos passam por um lado, a água já passa por outro, um túnel de desvio, criado pelos humanos.
Humanos que conseguem ver uma mulher na segunda foto. Eu virei a cabeça para a direita, para esquerda, semicerrei os olhos e depois de muuuuuita imaginação aplicada, quase que consegui ver a dita mulher...

Um morcego disfarçado? Não me perguntem...
Noutro momento de grande imaginação, vê-se um crocodilo aqui. só não percebo onde começa...

A gruta tem várias "abóbodas" bastante altas e depois de algumas curva, damos de caras com a gruta das fadas. Uma cascata com 70metros de altura. (não sei para que serve a varanda de madeira e respectivo telhado, visto que ninguém vai lá tão para a frente e a água passa por todos os lados.
Esta é interessante… segundo a legenda (sim, havia um guia com uns 15 pontos), isto é um presunto… (também não sei…)

A terra onde fica a gruta é Saint Maurice. Uma pequena aldeia no meio das montanhas, com uma abadia. A igreja da abadia é simples mas muita bonita, com detalhes muito engraçados, como esta porta com os signos do zodíaco no vitral ou a mensagem em francês.

Na fonte: Bibe Viator ex fontibus abbatiae aquam vivam.

Sem comentários: