quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

E metem água...

Vamos defender os animais. Vamos defender as crianças. Vamos defender o lobo da Malcata. Vamos defender as águas do mar. Vamos fazer tudo isso e mais algumas coisa. Mas se querem atrair gente para as causas desenvolvam bem as causas e façam campanhas que não sejam atestados de estupidez de pessoas com dois dedos de testa.

Estava a passar umas imagens no livro das caras e fui dar a uma página de defensores do mar. pareceu-me interessante e deixei-me estar. Em menos de cinco minutos desisti.
Uma foto era um tubo de uma onda no mar. A água estava cheia de detritos. Mas olhando com atenção percebia-se muito bem que eram bocados de algas, ou seja, algo bem normal no mar (se fossem algas más, o mar estaria interditado naquela zona, logo não havia fotos de interiores de "tubos"). Não vi nada que se assemelhasse a uma rolha, a uma garrafa ou outra coisa qualquer não biodegradável e prejudicial para a vida animal marinha. Os comentários (dos gestores da página, mas também de participantes) ah tanto lixo. Eu percebo pouco ou nada de surf, mas se querem águas limpas a 100%... esqueçam!, isso não existe em lado nenhum.Mas deixei-me ficar, gosto de dar segundas oportunidades. Continuei a ler/ver.

Aparece-me uma imagem ainda mais engraçada. Um desenho feito ao nível de escola primária punha dois blocos em confronto. De um lado, em silhueta a preto, estavam o símbolos de duas marcas de roupa (uma delas centrada no desporto), de uma marca de carros alemã, de uma marca de computadores americana, de uma rede social que é usada em todo o mundo e de uma das cadeias de comida rápida mais condenada no planeta Terra!. Do outro lado, também em silhueta a preto, estavam os esboços de seis tipos de folhas de plantas. Dependendo do ponto para que atente, uma lembra-me a folha da videira ou do plátano, outra lembra-me uma haste de pinheiro ou de abeto. No meio podemos encontrar uma haste com seis ou sete folhas que lembram: roseira, madressilva, glicínia e umas quantas mais. Uma outra além de me lembrar o quercus (sem saber dizer qual deles) também me lembra as folhas das palmeiras que eu costumo desenhar e as folhas de azevinho que algumas pessoas desenham nesta quadra. A quinta lembra-me folhas de laranjeira e limoeiro estreitas ou de pessegueiro largas. A última... não me lembra rigorosamente nada.

Querem que eu identifique que tipo de folha está ali se há desenhos em que as nervuras foram simplesmente "atiradas" para o meio da folha?!?! Como se identifica uma folha sem cor, sem traços distintivos de nenhum género?!?! Querem fazer-me crer que por eu identificar todas as marcas e não saber identificar as folhas merdosas que fizerem que eu não tomo conta do ambiente?!?! Se tivessem tudo bem desenhado, mesmo sem cor, e eu não adivinhasse até me calava. Agora quando os dados estão viciados.... não me tentem fazer passar por parva.

O comentário da página, era algo do género, podia ser peixes. Eu pergunto-me: como iria desenhar um bacalhau?! Seco? Ou congelado como o pessoal fez com os bacalhaus que deveriam ir para o museu?!?! E o peixe palhaço? Se estiver a sorrir e tiver uma barbatana deficiente é o Nemo, se tiver uma cara de assustado é o pai dele. E se não for assim? Será que se pode distinguir um peixe-palhaço do Marlin?!?!

A sério que estas campanhas publicitárias feitas por adolescentes no recreio da escola já começam a cansar e ter o efeito contrário ao que supostamente pretendem. Cansam as pessoas e elas acabam por se desinteressar destas (e de outras) causas. A sorte é que eu não preciso de uma associação para saber poupar recursos, para fazer reciclagem ou apanhar os papéis que encontro no chão quando vou à praia...

Sem comentários: