quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Mais maior grande...


Este país “estranho” 😊 em que vivo tem particularidades como ser o único onde se tem 4 línguas oficiais ou ter um referendo “a cada quinze dias”. Mas também tem outras particularidades que nem sempre aparecem nos guias turísticos. Há tempos numa revista que recebo em casa vinham elencadas várias curiosidades sobre este país de que eu tanto gosto.

A garrafa maor, a perca (peixe) maior, o restaurante mais alto, a maior coleccção de tabuletas “por favor, não incomodar”, o mais velho… o mais pequeno… o…

Ficam aqui alguns exemplos, os que me agradaram mais…



- O “Smallest Whiskey Bar on Earth” em Santa Maria (cantão Graubünden) tem 8,53 metros quadrados e oferece uma mais de 300 whiskeys de todo o mundo. (este ainda o hei-de visitar 😊)

- A manufactura de relógios mais antiga do mundo é de Genebra. O metre relojoeiro Jean-Marc Vacheron criou a sua empresa em 1755 e é a mais antiga em laboração continua.

- Vacheron Constantin tem um relógio sob a referência 57260 que é o relógio de bolso mais complicado do mundo. Um cliente muito rico encomendou essa obra prima de 6milhões de francos! O relógio tem 57 mecanismos cujo desenvolvimento durou oito anos. Esses mecanismos têm que ser “corrigidos/acertados” manualmente a cada 1027 anos… 😊

- Nessa coisa das modas dos vegetarianos os suíços, que gostam bem das suas salsichas e das suas carnes secas (huuuum), já deram cartas há mais de um século. O “Hitl” foi criado em Zurique em 1897 como “Lar de vegetarianos e café de abstinência”. Na altura os vegetarianos eram chamados de “comedores de erva” e o local era o “o bunker das raízes”.

- Também há recordes tristes. O Matterhorn (a montanha triangular que aparece numa certa marca de chocolate) detém um desses recordes. Desde a sua primeira escalada em 14 de Julho de 1865 já morreram 500 montanhistas (mais do que o Evareste).

- Os valores da reciclagem também são recordes: 96% do vidro, 90% das latas de alumínio, 82% das garrafas PET, 81% do papel ou 68% das pilhas são valores para se invejar.

Sem comentários: