terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Detalhes

Continuo a não achar muita piada à cidade de Basel. Mas, temos que dar o braço a torcer, há uns cantinho engraçados pela cidade.


O fresco foi criadno entre 1919 e 1920. Servia para dar cor à caixa dos anúncios dos casamentos. O artista Niklaus Stoecklin representou assim vários pares amorosos com Lucrécia à esquerda e um guarda à direita.
Um dos quadros mais engraçados é este da Helvetia em descanso. Helvetia resolveu deixar a moeda de 2 francos e dar um passeio muito grande. Passou também por Basel. Depois de uma volta cansativa pelo centro da cidade, resolveu sentar-se num pilar de uma pente à beira do Reno. É ou não é gira a história da estátua?!

Frente e verso.

Há um livro com o 111 sítios que devemos visitar em Basel. Este é um deles. Uma estátua animada, em que o homem não ser farta de martelar. Há várias esculturas similares a esta espalhadas pelo Mundo. A obra do artista americano Jonatham Borofsky pretende simbolizar o Trabalho, mas também a Solidariedade entre pessoas. Seja o que for, acho piada a este colosso de 14 metros de altura e oito toneladas...
Não me lembro (e deu-me preguiça de ir ver) se já tinha colocado fotos do café dentro da igreja. Não vale uma porra, como quase todo o café servido nesta terra. Mas o sítio é agradável, talvez pela tranquilidade inerente ao local.
É o museu do brinquedo, mas também podia ser dos chapéus de chuva decorados de forma excêntrica. :)

 
Como disse antes, os detalhes tornam Basel interessante. O facto de a tabuleta ter três línguas e três grafias diferentes... diz tudo desta terra! A caixa de correio também é muito bonita, coisa rara nesta terra.


Esta panorâmica tem o seu quê de interessante. A ponte é o Dreiland-Radweg, que é como quem diz o caminho dos três países e a razão percebe-se facilmente: eu tinha os pés assentes na Suíça. à minha esquerda ficava a França e à minha direita a Alemanha.


Sem comentários: