terça-feira, 15 de abril de 2014

Eu sabo, tia. Eu sabo!*

Anda na gelataria uma russa (pelo menos é o que diz o meu colega espanhol, que eu não sei de onde ela vem) que é um atrofio... daqueles. Olhar para a cara dela dá sono! Não tem energia na cara, não sorri com convicção, não fala com convicção... é uma espécie de zombie. Se ela tem este aspecto... já se pode imaginar como é o trabalho dela!!!

Os gelados são vendidos a uma temperatura negativa, mas não é tão baixa quanto os congeladores do armazém. Para se poder fazer as bolas, deixamos os gelados a apanhar ar durante um pouco. Eles "aquecem" e é muito mais fácil fazem bolas.

Há dias eu fui buscar gelados para reabastecer e deixei-os a "respirar". Ela começa a arrumá-los e eu disse-lhe que não o fizesse. Porquê?, pergunta ela, com legitimidade. Expliquei-lhe e responde-me a tipa que estava nos eu terceiro dia de trabalho, só tu é que fazes isso! Chamei o chefe. Perguntei-lhe à frente dela como era. Ele começa com explicações sobre o Verão e enrola e enrola. Até que eu lhe corto a palavra: mesmo que por pouco tempo, deixa-se cá fora ou não? E ele lá confirmou que afinal não sou só eu que o faço (até porque eu aprendi com os outros mais velhos!).

Na conversa com o tal espanhol, comentei a cena (porque ela continua a meter os gelados sem os deixar "respirar") e ele conta-me uma história ainda mais engraçada!!!! Ainda na primeira semana da croma, o espanhol começou a explicar-lhe uma coisa porque a inteligência rara estava a fazer as coisas mal. Eis a resposta dela: porque é que me estás a explicar as coisas? Hoje não é o meu primeiro dia.

Bolas!! Estou ali há mês e meio e toooodos os dias me aparecem dúvidas novas. Umas consigo esclarecer sozinha, outras sou obrigada a perguntar aos seniores da casa... E a croma... acha que sabe tudo porque não é o primeiro dia?!?!? Este Verão promete!

*Era o que um miúdo (agora homem de 40 e poucos anos) dizia em garoto à tia, sempre que ela o repreendia ou tentava ensinar algo.

Sem comentários: