quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Passos para comprar um computador



Passo 1: vai-se à loja, escolhe-se o produto, tiram-se as dúvidas com o assistente.
Passo 2: o assistente faz lá umas coisas no computador (da loja), imprime uma folha e manda-nos para a caixa para pagar o aparelho.
Passo 3: vamos à caixa pagar, a senhora simpática dá-nos um talão e envia-nos para o serviço pós-venda, bem lá no funco da loja.
Passo 4: chega-se ao balcão de serviço pós-venda espera-se, cerca de cinco minutos, que o senhor atenda o cliente que está à nossa frente.
Passo 5: ouvem-se novos esclarecimentos sobre o aparelho e a garantia, vê-se o senhor, eficiente, a abrir a caixa do produto e a mostrar-nos que o objecto em causa é mesmo o que comprámos.
Passo 6: assina-se um papel que prova que fomos buscar o aparelho, mas que por sinal vai connosco (não percebi porque tive que o assinar!), pega-se na caixa e andamos para o balcão de apoio ao cliente.
Passo 7: espera-se que incompetente da empregada (a única icompetente nesta cadeia) mexa as mãos e nos dê atenção ao fim de quase 10 minutos e nos passe a porra da factura.
Passo 8: no fim de se ter tudo o que é nosso por direito na nossa posse, pede-se o livro de reclamações.
Passo 9: a empregada incompetente chama um para vir saber da nossa reclamação.
Passo 10: esse um não deve ser daltónico e não sabe ir buscar o livro vermelho das reclamações e chama outro.
Passo 11: chega um tipo qualquer que me diz que o sistema é "mesmo assim" e que se eu quiser posso preenceher um formulário de sugestão de melhoramento do sistema.

Mas que m**** é esta??? Passei por quatro balcões diferentes para comprar uma coisa que não pesa sequer dois quilos?!?! E desculpam-se que o sistema é assim?!?!
Antes que alguém me diga que eu estou a armar-me ao pingarelho e que já me acho importante porque moro na Suíça eu digo já: NÃO TEM NADA A VER!!!

O sistema na Suíça é simples: eu vou à procura de um produto, vem alguém ter comigo ou eu peço ajuda. Esclareço alguma dúvoda que tenho. O assistente pega no aparelho leva-o à caixa e, das duas uma, recebe ele o pagamento e passa a factura e garantia ou passa para um colega que esteja na caixa. É um sistema simples, eficiente, rápido e nada burocrático.
Existe na Suíça, mas também existe por cá, em mil e uma lojas, de electrodomésticos, de informática, de roupa, de jóias... mas só esta multinacional de livros, cds e aparelhos de informática, que se gaba de ter preços mais baixos que os outros (às vezes!), é que arranja esta complicação... e dizem na maior das latas: é do sistema.
Porra... sistema do tempo dos afonsinhos, só pode!!

P.S. Lamento o vocabulário, mas eu estou mesmo arreliada, frustrada e triste com o que se passa por cá...

2 comentários:

A disse...

legal lu depois dizem que o Brasil è paìs de terceiro mundo....

Luísa disse...

Dri!!! Pois é, minha amiga. Uma pouca vergonha de todo o tamanho. O Brasil até pode ser país de Terceiro mundo, mas Portugal é de quarto... muito trsite, mesmo!!
Beijos