terça-feira, 30 de junho de 2009

Levanta-te!

Já conhecia os senhores há uns bons anos, mas esta música foi uma descoberta recente feita nas aventuras de Singstar...
Gosto da garra deles, sempre gostei, e também acho piada à letra (pode ver-se a tradução brasileira aqui).



Flores da semana

Espero que estas não sejam literalmente as últimas que publico aqui. Mas... tendo em conta que o contrato de trabalho expirou hoje e que eu não vou contnuar por lá muito além desta semana... nunca se sabe se terei tempo e/ou oportunidade para mais "cliques".
Estas são:
- a lavandel, que é como quem diz a alfazema;
- uma tentativa (falhada) de mostrar parte de um dos campos de alfazema. De senganem-se os mais ingénuos, mal se sente o cheiro da alfazema, isto aqui não é a Provença...
- os Mädchenaugen (olhos de rapariga) ou coreopsis. Os suíços muito gostam de amarelo. Desde as prímulas até agora, a planta que mais sai é a que for amarela....
- é o girassol; este tem o meio amarelo, mas eu prefiro o que tem o meio escuro (hoje, de uma vez, apanhámos 600 e ficaram muuuuuuitos mais no chão).
- e... de repente falhou, esta eu sei, a sério, mas folhou-me. Talvez amanhã...



Flores da semana

E continua com:
- dianthus chinensis;
- dianthus "qualquer coisa"... (já não bastavam os "barbatus" ou lá o que era... ainda tinham que vir estes nomes para os nossos cravos??...)
- é simplesmente erva; não sei como se chama, só sei que cada vaso custa a módica quantia de 15.95 francos, o que dá para cima de 10 euros. Quem é que compra um vaso de erva a 10 euros?!? Quando vi as etiquetas para colar... ia tendo um colapso...
- a... pois... é isso... mas não sei... só acho a flor espetacular. Parece delicada, mas é muito resistente. E é mais bonita em branco do que em azul.
- e a hortense. Não precisa de apresentações. Acho que se os açoreanos descobrem a quanto elas são pagas... mandam vir as plantas todas das ilhas, não fica uma para amostra. (cada vaso pequeno custa mais de 20 euros)...



Flores da semana

Pronto... eu desisto de prometer que vou ser regular com a coisa das flores... é que dá uma preguiça fazer o download do telemóvel e o upload para o blog...
Mas aqui ficam:
- as zínias;
- a gaurea;
- os delphinius;
- um monte de gazanias, antes de serem deitadas fora por estarem doentes (que dor de alma!);
- os "não-sei-o-quê-leão" ou os "leão-não-sei-o-quê" (é qualquer coisa com Lowe, só não seio quê, são tantos os nomes...).





domingo, 28 de junho de 2009

Quero ir para Portugal!

Uma comitiva do Parlamento Europeu a convite do Primeiro Ministro e da sua Ministra , visitam uma escola modelo no nosso país maravilha. Numa sala da primária cheia de jornalistas a ensaiada professora com ambição a uma futura boa colocação, pergunta aos alunos:
- Onde temos a melhor escola?
- Aqui em Portugal. - respondem todos.
- Onde temos o melhor portátil escolar do mundo?
- Em Portugal. - respondem.
- E onde há os melhores recreios da Europa?
- Aqui em Portugal. - respondem mais uma vez.
- E onde existem as melhores cantinas, que servem as melhores sobremesas?
- Na nossa Escola, aqui em Portugal!
A professora ainda insaciada, continua:- Onde é que vivem as crianças mais felizes do mundo?
- Em Portugal! - respondem os alunos com a lição bem estudada.
Os tradutores lá iam informando a comitiva estrangeira que abanava a cabeça, cépticos.
Nisto uma garota no fundo da sala começa a chorar baixinho.Com as televisões em directo, o Primeiro Ministro, para impressionar convidados e jornalistas, pondo-se a jeito para as câmaras, resolve acudir à menina perguntando-lhe:
- Que tens minha Menina?
Resposta imediata da menina, soluçando:
- QUERO IR PARA PORTUGAL!!!!!!!!

(Mandaram-me isto por mail. Estava de bom humor, então resolvi colocar isto aqui.)

Qual é a bebida, qual é ela...

que patrocina os festivais de Verão aqui na Suíça?

Tópicos de orientação para a adivinha:
- existem várias bebidas, mas eu quero a principal;
- não é preciso dizer a marca, basta dizer o líquido;
- quem mora na Suíça está excluído do concurso, como é óbvio;
- vale uma caixa de bombons;
- será muito difícil acertar... :P

sábado, 27 de junho de 2009

Para todas a minhas bichas de estimação

Faz um ano que foi o Arraial do Orgulho LGBT na Praça do Comércio. E hoje repete-se em Belém.
Há um ano foi uma noite espetacular para mim, estava calor, estava entre amigos. Amigos que não esqueço, que espero que sejam felizes como são, que consigam vencer a luta contra todos os obstáculos do preconceito e da discriminação.
Este ano não posso estar convosco, não posso reclamar das casas de banho ocupadas, nem beber uns copos, mas vocês sabem que eu estou convosco de outra forma.
Mesmo aqui, também torço e luto por vocês. Por alguma coisa apanhei uma molha brutal e consegui arrastar a minha mãe para a Europride em Zurique. Onde tirei unicamente esta foto das decorações de rua 8até nem me importava de ter uns candeeiros iguais), porque o resto estava assim para o 'desfeito' com a água... é uma espécie de postal que vos envio para vos dizer que tenho saudades!!


sexta-feira, 26 de junho de 2009

A minha alma está parva!

Pela segunda vez em relativamente pouco tempo fiquei chocada com a morte de uma pessoa famosa. A primeira foi do Haeth Ledger e hoje foi com a do Michael Jackson.

É uma figura incontornável na história, toda a gente sabe. mas não fiquei em choque por isso.
Criamos um apego aos momentos, às coisas, ao passado que, quando se passa algo deste género, parece que nos arrancaram alguma parte do corpo.

Nunca fui grande conhecedora da música dele, para mim, Billie Jean era dos The Bates (quanta ignorância!!), mas durante a minha adolescência tive uma pancada forte por ele. Recortes de revistas, colagens, visualização dos vídeos que estavam na berra, tentativa (falhada) de copiar os passos de dança dele... Foi febre que se repetiu por outras figuras e, tal como essas outras, desapareceu rápido.

No entanto, nunca neguei essa paixão fulminante dos meus 13 ou 14 anos, pois acho que faz parte do crescimento ter destas paixões.
Mas saber que a minha paixão da altura morreu... deixou-me com um desconforto bastante grande.
Se calhar não é normal, se calhar sou uma parva, se calhar estou mais impressionável... não sei. Mas aqui ficam a minha músicas favoritas.

Billie Jean, na versão que eu prefiro, que é a dos The Bates (que também foi uma espécie de homenagem em vida).
They don´t care about us, uma das músicas que me ajudou a ser "revolucionária".



quinta-feira, 25 de junho de 2009

Sol da meia-noite

Foi uma expressão que eu ouvi durante muito tempo, sempre a pensar que era algo como: "a ver vamos, como diz o cego". Até que percebi que o "Sol da meia-noite" até é coisa para existir no Pólo Norte...
É um fenómeno que tem a ver com a inclinação da Terra e da aproximação da Terra ao Sol e mais não sei o quê e tal e coiso... (têm que desculpar, eu percebo, mas não sei explicar. Também não sou professora de geografia e/ou ciências!) e faz com que numa altura do ano seja mais claro lá para o Norte.
Pois bem, esse fenómeno verifica-se também por aqui. Claro que não é com a mesma intensidade, nem com a mesma duração, mas no dia mais longo do ano (21) o Sol, por cá, levantou-se ainda não eram 6h e pôs-se eram quase as 22h.
Isso fez com que às 5h já fosse dia e Às 22h30 ainda houvesse uns raios de luz. É tão bom sair de casa às 6h43 e o Sol já incomodar nos olhos!!
Mas agora vem o revés... desde que o solstício se deu os dias vão encolher cada vez mais e, segundo a minha mãe, com muito mais rapidez do que acontece em Portugal.

Esta é uma das muitas diferenças que eu gosto.
Encanta-me, mesmo, estar sentada ao computador e conseguir ainda ver alguma luz lá ao fundo.
Tal como alguém retratou aqui, é uma sensção de infinito muito boa.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Sehr gut

Foi a nota que a vaca de alemão teve que escrever na minha prova. Não foi perfeito nem foi a melhor nota da turma, tive 45 pontos sobre 50, o que faz um resultado de 90%, mas é como se fosse.
Houve uma que teve 48,5, mas copiou durante a prova. Elas não entendem que não interessa ter boa nota, o resultado não serve para ir a concurso e se elas viciarem os dados... só as trama no próximo semestre. Mas coitaditas... a inteligência não chegou para todas no dia em que foi distribuída.
E também fico muito contente porque estava a contar com menos devido à minha vida agitada nos últimos tempos. Para quem não fazia trabalhos de casa e não lia nada a não ser as "gordas" do jornal... eu acho que está "Muito Bom".
Parabéns para mim. :D

domingo, 21 de junho de 2009

Mãos frias, coração quente...

Hoje esteve um dia bem schlecht (que é como quem diz mau) esteve bastante frio, choveu, foi daqueles dias que não apetece sair de casa. Mas eu saí.
Mesmo sem saber o que era, aceitei o convite de uma colega de trabalho para passar a tarde a jogar Singstar e Buzz. Foi lindo cantar a música dos The Cure (fiquei pelo nível "amateur") e tentar acertar nas respostas em alemão (mesmo assim consegui ganhar 3 desafios!!!!!).
Mas isto não é nada comparado com a alegria que senti por estar ali com eles. Vê-los a fazer um esforço por falar alemão e não alemão suíço, a chamarem a atenção uns dos outros: "olha que ela assim não entende..."; a boa vontade com que me explicavam as coisas, desde as regras do jogo até a coisas mais complicadas da realidade suíça; a vontade de quererem saber mais de mim, de me ensinarem, de me porem à vontade com tudo e todos...
Os suíços são um pouco distantes, reservados, mas não tanto como se supõe. E no nível da relação que eu tenho com a minha colega, se fosse em Portugal... seria difícil eu passar uma tarde tão quente como esta.



Pode não ser amor para sempre, mas...

sábado, 20 de junho de 2009

Hoje é o dia da música

Ou então não...

Andei a semana toda a ver o cabeçalho deste jornal a falar de "una semana por la música".
Hoje, quando regressava do trabalho, vi umas setas na cidade a indicar o caminho para o concerto da Stadtmusik. Eu achava que não era, mas... comecei a acreditar que hoje era o dia da música.
Então pensei... vou colocar a minha segunda música favorita no blog (a primeira não aparece no youtube) como homenagem ao dia da música.
Cheguei a casa, abri o computador, fiz uma pesquisa e confirmei que sou mesmo uma ignorante. Hoje não é o dia da música.
Eu sei o dia de algumas coisas... sei o Dia da Poesia, da Água, da Criança, sei o mais importnate de todos: o do meu aniversário... mas não sei ao certo o da música.
Desisti da ideia de colocar aqui a minha música.

Entretanto, andando de link em link, encontrei uma música magnífica de um filme já assim para o velho... que eu, ignorante que sou, não conhecia. Pior... eu conhecia esta versão existente no mundo da electrónica...

Resultado: voltei à minha ideia inicial e vim colocar aqui a música.

É algo novo para mim, mas que eu gostei. Pode não ser o dia oficial da música, mas, tal como o Natal, acho que este dia é quando um homem quiser.
No caso, é uma mulher que quer, por isso...

Hoje é o dia da música.

Espero que gostem do mesmo modo que eu gostei.


sexta-feira, 19 de junho de 2009

Muito triste

Ser mal tratado por uma pessoa qualquer é mau.
Ser mal tratado por uma pessoa do país onde vivemos mas ao qual não pertencemos é um pouco pior.
Ser mal tratado pelos nossos compatriotas, na nossa terra, piora a coisa.
Mas ser mal tratado por uma pessoa com a mesma formação académica que nós, da mesma nacionalidade, do mesmo sexo, a viver no mesmo país estrangeiro... consegue superar tudo o resto.
Estou triste, muito triste. E ainda me dizem que é para ter orgulho nos portugueses. Ora, vão para a porra.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Paulito, don't stop

Vinha no Bus e ao ouvir esta música lembrei-me logo da tua garagem e de tudo o que eu não vivi. E das saudades que tenho disso tudo. E, como é óbvio, lembrei-me de ti.
Há outras músicas que me fazem lembrar de ti, mas não andam no mp3. E acho que esta nunca deixará de lá andar.
As lembranças trouxeram-me um desejo, o desejo de voltar no tempo e refazer tudo. E voltar no tempo, para mim, seria ir até ao tempo em que tu odiavas o teu sobrenome e eras só o Paulito. Miss u, Oinc Oinc!



Apeteceu-me! ou a arte de copiar ideias

Apeteceu-me colocar aqui uma frase em italiano. Li não sei onde. Pertence a não sei quem. Peço desculpa ao autor, mas está tão bem dito que eu me vi obrigada a colocá-la aqui. Eu ponho aspas, como prova de boa fé. :D

Apeteceu-me colocar aqui uma música que descobri noutro blog. Não me lembro qual. Peço desculpa à/ao dona/dono do blog por isso, mesmo sem saber quem é, mesmo sem saber se é pessoa que frequenta este estábulo.

Apeteceu-me, mesmo não tendo nada a ver, então vim fazer...

Aqui fica a frase:

"La duratta delle nostre passioni non dipendi da noi, come non dipendi da noi la duratta della vita."

Aqui fica a música:

segunda-feira, 15 de junho de 2009

As adversativas da Suíça

Aqui, as casas são muito bem isoladas. No Inverno, podemos andar completamente nus pela casa que não sentimos os graus negativos que possam estar na rua. Pode haver barulho, autocarros a partir, comboios a chegar, mesmo debaixo da nossa janela, que qualquer pessoa dorme o sono dos justos.
Mas, cá está a adversativa!, não podemos ouvir o barulho gostoso da chuva a cair.
Neste momento estou a desfrutar desse som, mas só porque abri a janela. Daqui a pouco vou para a cama e terei que fechar a janela e não poderei adormecer ao som da chuva. :(

domingo, 14 de junho de 2009

Topf parade III

Estas são as últimas fotos. A ver se tenho tempo para ir ver mais uns quantos vasos e tirar mais fotos para colocar aqui...
O primeiro vaso foi patrocinado por uma loja de jóias ou bijuteria, agora não me lembro, nas joaninha é de uma loja de jóias. Também... com tanta loja de jóias que há na Bannhofstrasse em Zurique... (olha a Chanel lá atrás!)
Os pinguins já estão colocados noutra zona da cidade, mas não muito longe dos anteriores. É, no meu entender, o mais giro de todos os vasos "grafitados" que estão naquela praça. Só o nome já tem piada: "Dresscode".




Topf parade II

Neste vemos algumas tradições suíças. As duas primeiras fotos são so dois lados de um vaso, apresentam recortes de papel. Aqui, não sei em que zona da Suíça, se não for mesmo em todo o país, fazem-se recortes de papel com cenas do quotidiano suíço, são as vaquinhas, os pastores... aqui está uma versão mais moderna devido ao patrocínio de uma loja de desportos radicais.
A terceira foto representa recortes também, mas é em metal. Aqui, os trajes tradicionais têm muitos motivos suíços vacas, edelweiss, etc. num metal dourado.
Adorei o vaso das borboletas. E sei que a Joana também adorou. (Jana, minha linda, já andei à procura de vasos para venda, mas a única coisa que encontro é venda de vasos brancos, não me parece que estejas interessada...)
O último pertence a um conjunto de vasos patrocinados pela UBS. Apesar de não se ver bem, o efeito é o de um caleidoscópio usando este quadro de Van Gogh. É que além de patocinar estes vasos, de se meter em problemas finaceiros o banco UBS patrocina uma grande exposição do Van Gogh que está patente em Basel (em alemão; Bale, em francês; Basileia, em português)







Topf parade

Toda a gente já ouviu falar da Cow Parade. E toda a gente sabe que foi uma espécie de exposição de vacas pintadas que nasceu em Zurique. Nasceram outras "Parades" menos conhecidas, uma que eu vi há já uns quantos anos foi com ursos, garantidamente com muito menos sucesso, apesar dos ursos serem bem fofos.
Este ano há a "Topf Parade", mas sou só eu que lhe chamo isso. Topf, em alemão, significa vaso e como a presente Parade de Zurique é de vasos...
No entanto a exposição tem outro nome. Garten City Zürich apresenta vasos gigantes pintados com os mais diversos motivos, muitos deles associados aos patrocinadores, tal como nos eventos anteriores. O que se destaca nesta, além de serem vasos, é o facto de cada vaso ter uma planta diferente e haver uma pequena placa com explicações científicas sobre ela. Encontrei palmeiras, lodoendros e até videiras. Mas o que me interessou mesmo foram os vasos. Ainda não vi os cerca de 300 vasos espalhados pela cidade, mas aqui ficam fotos dos que eu mais gostei até agora.
Destes 5 gosto muito do primeiro, um vaso com referência às histórias infantis (na imagem: Hansel und Gretel ou A Casinha de Chocolate), e o último... adoro-o, foi patrocinado por uma loja de... canetas...









quarta-feira, 10 de junho de 2009

Dia da decepção nacional!

Antonio Tabucchi, em Afirma Pereira, tem uma passagem (ou passo, tanto faz) dedicada ao 10 de Junho. Acho-a maravilhosa e lamento tanto não a ter transcrito quando a li. Faz-me falta, hoje, para "ilustrar" este post.
No entanto, aqui deixo um post a mostrar como me decepciono cada vez mais com o "jardim à beira mar plantado". Tantos dias nacionais, que a maior parte das pessoas não sabe o que assinalam, para quê? Se não há uma bandeira para a justiça, para quê levantar outras bandeiras? Só porque fica bonito??? Não vale a pena, afirmo eu.


(Um dia destes escrevo sobre o episódio que deu origem a este post.)

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Post da pessoa mais barulhenta que existe...

Só uma pessoa fazia com que o silêncio não fosse ensurdecedor. Nunca precisámos, no verdadeiro sentido da palavra, de falar. As palavras eram o silêncio. Entendíamo-nos. Tenhos saudades de gozar o silêncio com ele.
Jar Jar Binks este é para ti. A tua Shibiuzza.


terça-feira, 2 de junho de 2009

Somewhere over the rainbow

Ia no autocarro a apreciar o dourado do sol de fim de tarde misturado com os diferentes verdes dos campos, com as nuvens azul-cinza que se acumulavam e com as gotas grossas da chuva que batia no vidro. Quando olhei em frente e vi o arco perfeito. Há anos que não via um arco-íris completo. O autocarro ia na direcção dele. POr segundos, cheguei a creditar que ia passar por baixo dele, mas o condutor virou à esquerda.
Sorri com a minha infantilidade e lembrei-me da Judy Garland.



Confesso que fui feliz nesta viagem de regresso a casa.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Flores da semana

São as últimas que tenho disponíveis. A ver se me deixo de preguiças e faço mais fotos e as publico aqui mais amiúde.
São as osteoporoses, ou então não. Eles chamam-lhe osteo, mas isso é a abreviatura de uma coisa qualquer esquisita. eu ainda fiz um trocadilho com o nome da flor e os ossos, mas a moça demorou a chegar lá...
São os dianthus barbutos, ou em português que preste, cravos brasileiros.
E são duas que eu também não sei o nome. Mas acho-as engraçadas, principalmente as amarelas que são mais para o verde....

Flores da semana

Se o meu chefe sonha que eu ando a fotografar as plantas para pôr aqui... acho que me manda para a rua...

São as minhas flores de papel. São tão delicadas que parecem papel de seda. Giras e há em rosa velho.
Depois temos os lupinius, que eu chamo carinhosamente de tremoceiro (procurem a imagem de um e vão ver se esta planta não dá ares de quem dá tremoços...)
Depois a quarta imagem... podem esquecer, não sei o nome e nem vou conseguir saber, pois já não há mais.
E por fim, um mar de malmequeres, que eles chamam de anthemis, de marguerite e mais não sei o quê. Depois variam os cognomes em função da cor ou do tamanho. De uma vez, mandámos para o lixo 1000 (mil) plantas, só porque estavam grandes demais. Foi uma dor de alma...








Flores da semana

Aqui ficam mais algumas...
São todas da mesma família. São todas petúnias, aqui conhecidas como Hängepetúnia. Variam muito nas cores, mas acabam por se repetir um pouco de tipo para tipo. Há rosa, amarela, vermelha, azul (e mais umas quantas cores) das Hängepetunia gefühl (1), da Hängepetunia gross (2)e da Tiny Tunia (5) (lembro-me sempre dos Looney Tunes, não sei porquê...).
As Hängepetunia klein (4) já têm cores diferentes bem como a petunia às manchas, que confesso não saber o nome pois ainda não trabalhei com elas (só quando me mandam ir buscar plantas é que eu fixo os nomes e as qualidades)...

Flores da semana

Ou será mais do mês? Ou dos últimos dois meses?!?!
Tem sido tanta coisa a impedir-me de descarregar as fotos e confesso que uma delas é a preguiça... mas pronto. Aproveito os factos de aqui ser feriado e não me apetecer fazer os trabalhos de casa para a Kuh da professora de alemão e coloco aqui as fotos...

É a bacopa, que cheira mal e dá uma trabalheira a limpar, pois as flores brancas, que lhe dão graça, secam e aquilo fica um nojo...
É a alcaleia, há em azul e vermelho vor de vinho, são giras e caras, mas não podem ser semeadas em Portugal, pois transformam-se numa praga rapidamente.
São as gazanias, que eles dizem "cassania", existem mais cores do que laranja e amarelo e são conhecidas em terras lusas. Adoro-as, limpam-se que é um instante.
E é um mar de sanvitalia, a planta tem a forma semelhante à bacopa.





Fui roubada

Este post era para ter o título de Styles Bing este é para ti, mas depois pensei melhor e alterei todos os meus planos.

Comecemos do começo.
Recomendaram-me (Styles Bing) o livro: A Sombra do Vento. E foi de tal forma recomendado que estava em primeiro lugar na lista de livros a comprar na feiro do livro de Lisboa deste ano.


No sábado antes de ir a Portugal, passei em frente a uma livraria da "rua Augusta" cá do sítio e dou de caras com o livro, em alemão. Automaticamente lembrei-me do meu amigo Styles Bing e tirei uma foto. Pensei, vou colocar no blog. Mas quando cheguei a casa mudei de ideias.


Como daí a 3 ou 4 dias eu ia ter o livro nas minhas mãos... sempre queria ver quanto teria que pagar para isso acontecer e depois escreveria sobre tal assunto.

Umas 2 ou 3 horas depois de chegar a Portugal constatei que o que eu queria era voltar para a Suíça e saber falar muito bem alemão, para poder comprar o livro na versão alemã... Mas lá comprei o livro. Eu dei 22 euros pelo livro em português. Se eu soubesse alemão como sei português... teria dado 19 francos, que são uns "míseros" 12 euros.


Fui ou não fui roubada? E nem sequer podem dizer que é o custo da tradução porque é mais fácil traduzir do espanhol para português do que para o alemão. Espero mesmo que o livro valha a pena.


Aqui fica a foto para provar o que digo, tanto no preço, como no facto de não me ter esquecido do meu caro Styles Bing. ;)