sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Queima das fitas ou Frackwoche

Pois é... neste país frio, coberto de neve, também há folia no mundo universitário. Foi na última semana de Outubro que se desenrolou a semana académica. Não foi a recepção ao caloiro, foi mesmo a semana da queima do Technikum (sim, igual ao Técnico de Lisboa).

Em Portugal existe o traje, que a grande maioria do pessoal compra e vai usando ao longo do curso. Cá não existe nenhum traje que se use ao longo do curso, mas aluga-se um para toda a semana "académica". Aluga-se um fraque, no caso deles, e um vestido de "dama antiga", no caso delas.

Em Coimbra, e outras cidades, existe o cortejo, aqui também, mas é ao Sábado... tem uns carros engraçados, conforme sai da cabeça dos engenheiros recém formados.

No fecho do cortejo, lá aparecem uns jovens formados com o livro de curso na mão para vender por 5 francos (cerca de 3 euros).

O que eu acho ainda mais caricato do que o fraque é que todos os moços andam de charuto na mão e quase todos deixam crescer a barba para esta semana. Devem pensar que ficam com um ar de mais velhos... em oposição aos caloiros que têm que fazer a barba numa fonte da cidade (as raparigas têm que fazer a depilação das pernas).

Aqui ficam umas fotos tiradas de um local seguro, onde não me sujeitei a um banho de confetis...



Suíço que se prese tem um copo de cerveja na mão e uma salsicha na outra...

(também se lembraram das crianças e davam rebuçados aos que apareciam...)




















O engenheiro mais engraçado do cortejo. E não é que aquela motita andava mesmo?!?!?






Eu cá acho que esta ponte está mais segura que algumas em Portugal...














O carro mais estranho da festa...














(segunda parte do carro)

Reparem no moço que está em cima do hidráulico... estava divertidíssimo a mandar confetis para todos os lados...

Sem comentários: