quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Negligência "paciental"

Pois é, aqui é tudo tão especial que não podemos acusar o médico de ser negligente. Os pacientes é que podem cometer um erro de diagnóstico e/ou prescrição do medicamento!! Passo a explicar...

Na semana passada fui ao médico "queixar-me" de uma coisa e ele perguntou-me o que costumava tomar para esses sintomas (Quê???). Eu lá respondi o que tomava. Ele responde muito calmamente: "Então está bem. Eu receito-lhe a mesma coisa. Quantas caixas quer?" (Quê???) Depois acrascentou: "Quantos comprimidos tomava? Quando? Se calhar pode fazer a mesma terapêutica, mas se quiser também pode tomar 3 ou 4 ou quantos quiser." (O QUÊ????????)

Esta semana voltei lá para pedir uma receita para o meu pai. Ele tinha ido para o hospital e lá deram-lhe os medicamentos para uma semana e disseram-lhe para pedir ao médico de família uma receita. cheguei e disse que no hospital lhe deram 150mg do medicamento A e 50mg do medicamento B. Ele diz para eu aguardar, que volta num instante. Quando volta, traz a receita e o prontuário terapêutico na mão. Diz que temos um problema, porque o medicamento A vem só em doses de 50mg e 100mg e o medicamento B só tem doses de 100mg. Eu não via problema. O médico pergunta-me: " Ele toma metade do comprimido?" (Quê? É para os apanhados? Se só existem essas dosagens, claro que se dividem comprimidos. Qual é o problema?...)

Pelo que tenho visto, aqui é fácil ser dependente de drogas legais (sem ser tabaco e álcool) e fazer coisas ilegais de forma legal. Se os médicos só nos perguntam o que nós queremos para os sintomas em vez de fazer uma análise como deve ser... Basta saber que nome tem o medicamento para problemas de estômago, chegar lá, queixarmo-nos com dores e dizer que aquele medicamento é bom... e já se tem um produto abortivo. Basta saber misturar os medicamentos para a tosse com mais não sei o quê e aí se tem uma bela dose de alucinantes... se correr mal... azar o nosso...

1 comentário:

Unknown disse...

Olá miúda!
Como vai a vida?
É óbvio que não resisti a comentar....
Envergonho-me um bocadinho de pertencer a uma classe em que há gente que encara assim a profissão e , pior ainda, a saúde dos seus doentes!
Mas, pelo menos, não é só em Portugal!!!
Tenho medo que cá em vez de melhorar vá piorando, pq agora só se vai pra medicina porque tem emprego... pra já!...
Enfim...

Um dia destes faço-te uma visita!

Bjinho grande

Teresa