Mas se esta situação é ridícula, a do senhor arrastado para fora do avião é de outro mundo!!!
Primeiro esclareça-se que todas as companhias aéreas têm a possibilidade de vender bilhetes a mais e fazer o tal do overbooking. Conta-se com os no show, gente que desiste à última, que se atrasa e mais não sei o quê, compensa vender a mais, pois assim garante-se que a máquina viaja cheia e há uma boa gestão de recursos.
Pode haver também um overbooking "acidental" como aconteceu com uma companhia para a qual trabalho. A máquina que devia ter vindo avariou e não foi possível substituir por outra com a mesma capacidade. Ou seja, mesmo sem vender a mais, estávamos com 14 pessoas a mais.
Pode haver também um overbooking "acidental" como aconteceu com uma companhia para a qual trabalho. A máquina que devia ter vindo avariou e não foi possível substituir por outra com a mesma capacidade. Ou seja, mesmo sem vender a mais, estávamos com 14 pessoas a mais.
Gente a mais, como se faz?
Simples, no check-in ou o mais tardar na porta de embarque, as pessoas que estão a mais não são aceites. Estudam-se todas as alternativas e faz-se o rebooking: uma remarcação de bilhete. Pode ser para um vôo mais tarde da mesma companhia ou de outra companhia, pode ser um transporte alternativo ao avião. Depois, conforme as mudanças e os atrasos, a pessoa pode receber uma compensação financeira (normalmente num cartão, como os concursos da televisão) ou uma compensação em "géneros" (vouchers não reembolsáveis que se podem usar para comprar outros bilhetes [não recomendo a não ser que se tenha a certeza que viajamos outra vez com a companhia]). Depois há as refeições, os hotéis, os táxis e outras pequenas coisas dependentes do tempo perdido.
Por isso é que eu não percebo como é que a tal companhia aérea fez uma asneira deste tamanho... resolvia tudo antes de embarcar, pagava e não havia dramas!!!
Mas e se a história não é exactamente como a contam?!? Ontem ouvi num telejornal que quatro passageiros que tinham que sair para dar lugar à crew. Ora bem... a crew é o pessoal que vai a trabalhar no avião. Esses lugares estão seeeeempre reservados. Não entram de todo nas contas de uma venda de bilhetes. Assim, se era crew que ia viajar, quer dizer que eram passageiros com bilhetes staff.
E voltamos ao início da conversa. Os bilhetes staff dividem-se em dois grupos: staff que tem que viajar (o piloto que vai pilotar o avião de regresso, por exemplo) e staff que tem que se sujeitar aos lugares vagos "quando calhar" (funcionários que vão de férias).
Ou seja, se fosse pessoal que tinha que viajar, o problema é o mesmo como se tivessem vendido bilhetes a toda a gente e a solução era para ser encontrada antes de entrarem no avião. Agora... se os elementos staff estavam de regresso das férias ou algo do género... NÃO ENTENDO. NÃO QUERO ENTENDER. NEM QUERO SABER DE QUEM DIZ QUE ENTENDE!
É inadmissível!! Nunca pensei ver uma aberração deste nível, mesmo sendo lá do lado dos amis... :/
E voltamos ao início da conversa. Os bilhetes staff dividem-se em dois grupos: staff que tem que viajar (o piloto que vai pilotar o avião de regresso, por exemplo) e staff que tem que se sujeitar aos lugares vagos "quando calhar" (funcionários que vão de férias).
Ou seja, se fosse pessoal que tinha que viajar, o problema é o mesmo como se tivessem vendido bilhetes a toda a gente e a solução era para ser encontrada antes de entrarem no avião. Agora... se os elementos staff estavam de regresso das férias ou algo do género... NÃO ENTENDO. NÃO QUERO ENTENDER. NEM QUERO SABER DE QUEM DIZ QUE ENTENDE!
É inadmissível!! Nunca pensei ver uma aberração deste nível, mesmo sendo lá do lado dos amis... :/
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