segunda-feira, 20 de abril de 2015

Os truques da caixa mágica

Eu já aqui mencionei o meu gosto por publicidade. Em toda a minha vida só me deixei levar duas vezes pelas campanhas de dois produtos e fiquei satisfeita por me ter deixado levar. Agora vejo publicidade em todo o lado, mas desenvolvi um filtro forte e não há quem me apanhe nas malhas do marketing. Talvez por causa desse filtro ache fascinante ver o que um publicista vai buscar para vender os seus produtos.

Assim, um dos meus hobbies televisivos é decompor os anúncios e ver quais as mensagens veladas que existem por lá.

Ainda que não me lembre de ver publicidade do género em Portugal, pelos registos encontrados em blogs como Os dias que voam, fumar era porreiro. Tornava as pessoas elegantes e interessantes. Entretanto o cigarro foi banido de (quase) todo o lado e as pessoas tornaram-se inteligentes, charmosas e interessantes pelo consumo de milhentos outros artigos e produtos.

Mas, na minha perspectiva de """"analista"""" publicitária, acho que há por aí muita gente a fazer publicidade que, das duas uma, devia dedicar-se a arrumar carros ou precisa de terapia profunda com urgência.

Se é mau fazer passar a mensagem declarada que um cigarro torna a pessoa interessante, a minha pergunta é: não é pior fazer passar pelas entrelinhas que um telemóvel serve para resolver os conflitos de irmãs mimadas?!?! Não será um crime numa mesma publicidade a criança pequena ter um robot que tanto resolve o cubo de Rubik como faz os trabalhos de casa de  matemática?! Ou ainda, não é grave que a criança apareça com um amigo de lata?!? Sim o Spielberg fez um ET. Mas se bem se lembram, o ET queria ligar para casa, pois além de estar ameaçado na Terra, também sentia saudades da mãe ET.

Também achei interessante (ou então não) quando começaram a mostrar o gordinho do grupo a encomendar pizza com muitos ingredientes extra e quando parou os amigos riem de forma condescendente e ainda lhe passam a mão pela cabeça. Não podia ser uma mulher magricela a pedir uma pizza gigante?!? Ou só os gordos é que comem como alarves?!? Ou só os que comem como alarves é que são gordos?!?!

Não sei... lentamente até a publicidade me parece desumanizada. Se antes era desumanizada porque tinha o propósito de vender gelo a esquimós e o fazia a todo o custo, hoje em dia nem isso faz convenientemente. E o que mais me choca é que as publicidades a produtos que supostamente unem (computadores, telemóveis, etc.) parecem ser os que têm as publicidades que mais afastam as pessoas.

Sinceramente, tenho que me dedicar mais aos cálcios que fazem milagres ou ficar-me pelas máquinas de lavar com raios laser...

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