sábado, 18 de setembro de 2010

Está tudo explicado...

Andava eu a ver os tamanhos dos estados alemães e a compará-los com Portugal (sabiam que a Baviera é quase tão grande como Portugal?!?), quando em lembrei de uma coisa que eu queria escrever aqui há já um tempo.

Eu sei que a Wikipédia não é coisa de fiar a 100%, por alguma razão não a usei nunca para a faculdade e nunca a recomendei a ninguém para coisas sérias. No entanto, para me divertir, ter uma noção geral das coisas, sem necessidade de dados e factos completamente exactos, eu consulto a Wiki.

Há tempos reparei que um país qualquer tinha um lema. Fui colocando outros países e diverti-me imenso. Ora veja-se:

Inglaterra: Dieu et moin droit. Deus e meu direito. (Expliquem lá como se eu fosse muuuuuito burra! Se se fala inglês, está em francês por que raio?!?! E depois dizem que não gostam das baguetes e dos croissants...)

Gales: Y ddraig Goch ddyry cychwyn. O Dragão Vermelho inspira à acção. (E vai chamar nomes à tua avó!)

Escócia: In My Defens God Me Defend. Em minha defesa, Deus defende-me. (Um tanto ou quanto repetitivo, mas 'tá bem!)

França: Liberté, Égalité, Fraternité. (Et vive la France!!! Se pensam que vou traduzir...)

Alemanha: Einigkeit und Recht und Freiheit. União e Justiça e Liberdade. (Gosto espceialmente deste, pela justiça.)

Espanha: Plus Ultra. Mais Além. (Se pensam que nos invadem outra vez... vamos ver quem vai mais além!)

Suíça: Unus pro omnibus, omnes pro uno. Um por todos, todos por um. (Este está muito bem, porque é em latim para ser neutro para todos os cantões e porque é mesmo assim, todos para a Suíça e a Suíça para todos, ou há referendo para acertar os pontos...)

Noruega: Alt for Norge / Alt for Noreg. Tudo pela Noruega. (Tudo menos o bacalhau!)
E estes não se contentam com um lema...
Juramento de Eidsvoll (1814): Enige og tro til Dovre faller. Unidos até que as montanhas do Dovre venham abaixo. (Gosto da poesia deste. Parece o Romantismo...)

Suécia: För Sverige i tiden. Pela Suécia - Com os tempos. (Acho-o fraquinho... mas eles é que sabem!)

Dinamarca: Guds hjælp, folkets kærlighed, Danmarks styrke. A ajuda de Deus, o amor do povo, a força da Dinamarca. (Deus quer, o homem sonha, a obra nasce?!? Pelo menos é o que lembra.)

Liechtenstein: Für Gott, Fürst und Vaterland. Por Deus,o Príncipe e a Pátria. (Um país tão pequeno com um lema tão grande?!?)

Portugal: Não tem.
A sério... é o que lá está escrito. O outros países que não tem lema não têm nada a fazer menção a isso. Mas Portugal é tão gabarolas que até se gaba de não ter um lema... E o facto de não ter lema pode ajudar a compreender porque é que é um país do "deixa andar", não têm nada por onde se guiar... :p

Sem comentários: