quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Agora entendo

Nunca fui à bola com o Pessoa, é mesmo ao poeta que me refiro e não ao cozinheiro, se bem que esse também... deixa muito a desejar. Mas voltando ao que interessa, nunca fui à bola com ele e praticamente tudo o que li dele foi por obrigação académica, além de ter fugido aos Estudos Pessoanos na faculdade como o diabo foge da cruz. :D

Quando eu assinei a fita de fim de curso de uma colega, ela virou-se para mim e disse: Se eu não te conhecesse, ia jurar que tinhas tirado ideias do Fernando Pessoa para me escreveres a fita. Escreves mesmo como ele.

É CLARO QUE EU NUNCA IRIA FAZER ISSO. Primeiro, porque uma fita deve ser pessoal e intransmissível. Deve ser escrita com consciência e prazer, não é assinar (ou pedir para que nos assinem) só porque fica giro ter um montão de fitas e para isso ir copiar as ideias dos outros, seja lá quem for. E depois: eu e Pessoa?!?! AH! AH! AH! AH! AH!

Na altura não gostei de ser comparada a uma pessoa que eu não admiro e de quem tento fugir, mas hoje eu compreendi a afirmação da minha colega. É que eu li no Facebook de um colega uma frase do poeta com a qual concordo plenamente:

Todos temos por onde sermos desprezíveis. Cada um de nós traz consigo um crime feito ou o crime que a alma lhe pede para fazer.

Isso assusta-me... é que eu não considero o Pessoa um génio (ele era alcoólico, não me venham com merdas que isso leva à genialidade... porque de más experiências com o alcool dos outros estou eu farta) e acho que ele era simplesmente doidinho. Ou seja, se ele era assim e eu me aproximo dele sem consciência... quer dizer duas coisas: nunca serei um génio e, pior que isso, muito, mas muito pior, eu sou doidinha!!

Ora porra!

4 comentários:

Arturio disse...

Todos temos por onde sermos desprezíveis. Cada um de nós traz consigo um crime feito ou o crime que a alma lhe pede para fazer.

A meu ver, desde que não se passe do pensamento para a prática é na boa...
Já me apeteceu bater em muitas pessoas, Pessoa inclusivé, e nunca passei do pensamento à batatada.
Já agora Lulu, é genealidade ou genialidade?
Não faço ideia, mas escreveste gene, e eu acho que é geni (do génio, entenda-se)! Quanto a nós, vou tentar ir à praia e logo se vê que é que se faz à lá noche!
Beijinhos, acho que não és má, nem por fora nem por dentro, e ... beijinhos?
Beijinhos!

Artur disse...

WOW!!!
Fui ver ao dicionário, é genialidade!
1 Artur - Lulu, a praga, 0! *_*

Luísa disse...

Lolololololo
Podes crer esta correu bem mal. :p
Mas já corrigi. No enatnto... se te pôs à procura de erros neste blogh... nunca mais sais daqui... :p

Eu cheguei há pouco do trabalho. Alapei-me aqui em cima da cama e não saio de cá tão depressa... Além de estar exausta, aqui não há praia nem está tempo de ir a banhos... Boa praia. ;)

Artur disse...

Pois...
E eu? Que agora estou a jogar Futebol de 11?
Pois...
Jogo às 17h, são agora 14h, e ... tou com uma descasca física que nem te passa pela cabeça.
Depois mando-te mail a explicar a minha vida actual!!! :D
Beijinhos miúda!