sábado, 19 de setembro de 2009

Tão velhinha!!!

Quantas vezes dizemos isto quando algém se lembra de cantar uma música de 95 ou 96? E quando são mais antigas? Parece que estamos a ouvir um Discos Pedidos Revivalista.
Aqui é o que me acontece todos os dias. Qualquer rádio passa o último single dos U2 da mesma forma que passa a 'ABC' dos Jackson Five.
Isso tem dois ou três pontos bastante positivos.
Primeiro, não nos esquecmos (ou ficamos a conhecer) os grandes hits de outros tempos.
Depois, toda a gente pode ouvir a mesma rádio. Um adolescente de 15 anos não se importará muito por ouvir uma música da Glria Gaynor porque sabe que a seguir vai ouvir Stress (este rapper suíço, até eu gosto de ouvir) ou Beyonce.
E, em terceiro lugar, não nos aborrecemos se ouvirmos rádio todo o dia. A minha rádio de eleição em Portugal era a Antena3, mas aborrecia quando estava o dia todo a trabalhar no computador. Das 7h às 10h eu ouvia no programa da manhã a música X que ia repetir entre as 10h e as 13h, entre as 13h e as 15h e por aí fora, confrome mudavam os locutores. Só a partir das 19h, a começar na Prova Oral, é que eu tinha a certeza que não me ia aborrecer até à 1h da manhã (sinto muito, mas nunca fui muito amante de Alta Tensão, que era entre a 1h e as 2h).
Não sei como está agora o panorama musical, tanto na Antena3 como na rádio portuguesa em geral, mas antes falava-se nas malditas playing lists que condicionam um monte de coisas. Eu não sei se aqui existem como em Portugal, mas se houver elas são bem compridas. Acho que seria uma ideia para retirar daqui. Alargar o espectro das playing lists e apesar de poderem repetir o autor ao longo do dia, poderiam mudar a música. Que é coisa que acontece com frequência aqui com meu amigo Robbie Williams. Para meu gáudio! :D

Depois de alguma pesquisa para confirmar datas, descobri que esta é a música mais antiga que ouvi a passar na rádio generalista de cá.



Já me perguntei se, se na época barroca houvesse gravação de viniis, cassetes ou CD, eles também passariam um concerto de cravo?

Sem comentários: