domingo, 13 de setembro de 2009

Do que sinto falta

Quando penso bem, apercebo-me que sinto falta de muita coisa.
Sinto falta do mar. Não é que eu fosse uma grande frequentadora de praia, mas só facto de saber que estava a menos de juma hora do mar... aqui estou a umas 4 horas...
Sinto falta da água. Aqui bebe-se muita água com gás, o que para mim é uma tortura. Neste momento bebo, mas pouca e custa-me; sempre que abro uma gararfa penso: "até para quem não gostava de água com gás!". Mas mesmo não sendo com gás, por causa do calcário, a água daqui tem outro sabor (esse história da água ser insípida é treta!).
Sinto falta da fruta. Cá dá-se prioridade ao produto nacional (até acho bem!). Assim, desde as batatas até às maçãs, come-se tudo suíço. Só fruta exótica, como o ananás, ou outras não pertencentes aos trópicos mas que precisam de outro tipo de clima, como as laranjas, é que vêm de fora. Apesar de até haver sol, a fruta nacional é muito ácida, só de pensar já me dói o maxilar!! Isso quer dizer que eu só como fruta exótica. E apesar de gostar muito de ananás, de manga, de fisalis, entre outras, tenho saudades de comer maçãs. A última vez que eu comi foi quando fui a Lugano e encontrei maçãs de Itália num mercado de rua. Um achado que já foi há muito tempo!!
Sinto falta do multibanco. Hoje foi um dos dias que mais senti. Aqui o multibanco é muito especial e não tem metade das funções que o nosso tem. Além de se pagar uma taxa de 2 francos sempre que se faz uma operação num multibanco que não pertença o nosso cartão (tipo,:cliente do BES paga por levantar na Caixa). E uma dessas funções é o carregamento dos telemóveis. Eu sempre que preciso de carregar o telemóvel vou ao quiosque, compro um carregamento mínimo de 30 francos, depois tenho que andar a enfiar códigos no telemóvel. Arcaico, não? E aos domingos pode ser complicado... os quiosques só estão abertos até às 4h. Estava a ver que tinha que ir comprar um carregamento ao aeroporto que está aberto até às 22 ou 23h!

Sem comentários: