terça-feira, 1 de setembro de 2009

Não, obrigada!

O Kadhafi tem aparecido todos os dias nos jornais suíços por questões políticas, económicas, sociais e familiares entre a Suíça e a Líbia. Ainda não me dei ao trabalho de perceber o que há para além da questão do filho do Kadhafi ter sido preso há uns tempos. Mas tenho que o fazer, nem que seja só para matar a curiosidade. Mas hoje o senhor Kadhafi aparece num jornal vespertino gratuito mesmo pela festa de arromba que ele vai dar durante estes dias.
Hoje comemoram-se os 40 anos da República Popular e Social da Líbia. Parabéns!
Mas no meio das fotos e dos textos que vinham no jornal, vinha uma foto que me arrepiou, me chocou tanto como se me dissessem que tinham caído 10 aviões de cheios de passageiros. Eu acho (e desejo com todas as minhas forças) que é só uma simulação de um enforcamento colectivo. E, seja a fingir ou a sério, isso faz parte integrante do espetáculo. Assustador, macabro, falta de gosto, horroroso, não sei, não encontro um adjectivo que qualifique a coisa.
Apesar de ter um nome tão pomposo, a Líbia não é país que me atraia. É muito quente e pouco é o que sei sobre o país.
No entanto, a minha querida orientadora de estágio, há uns quantos meses, disse-me que tinha recebido uma proposta para trabalhar lá. Como não estava interessada, virou-se para mim a perguntar se eu não queria ir. Iria receber uma fortuna por mês. Mas... nas palavras dela "Se quiser beber ou fumar tem que ir à embaixada portuguesa!". CLARO que eu declinei. Não pelo fumar ou beber. A Líbia não é aqui ao lado. A Líbia tem uma cultura e uma religião diferentes das minhas. Apesar de eu não dar importância à religião, eles dão. Será que eu tinha que usar um lenço? Eu até gosto de usar lenços, mas é quando quero, não é quando os outros me obrigam. E depois com imagens destas... é mesmo o meu destino de sonho!
Mas a senhora gostava tanto de mim que achava que seria bom para mim. Que era melhor ganhar uma fortuna a dar aulas do que ganhar um dinheiro razoável a limpar casas-de-banho. Isso é um Facto! Sou obrigada a concordar, mas só se ignorar todos os outros factos.
Como não consigo ignorar... prefiro andar o resto da minha vida a limpar latrinas a sujeitar-me a outras coisas mais redutoras da Pessoa como Ser Humano.
E com recomendações destas... prefiro que não se lembrem de mim para me oferecerem propostas de trabalho!

2 comentários:

Ângela Mendes disse...

há por ai muito boa gente para quem o dinheiro ainda é capaz de vergar muita bela coisa !! boa decisão!! se bem que eu, com a mania de que gosto de aventuras, teria ido e pelo que tu desvreves e pelo pouco que sei da Libia, voltava no dia a seguir:)

Luísa disse...

Pois, mas o que me deixou bem ofendida é o facto de a senhora (que trabalhou um ano comigo e que achava que me conhecia bem) me querer dar o que ela dispensava. Se não era bom para ela, era para mim?!? Uma pérola (das muitas) daquela senhora.