domingo, 20 de setembro de 2009

Girassóis ou amendoeiras? Amarelo ou azul?

Quando se pede a alguém que diga uma planta e uma cor associadas a Vincent van Gogh, toda a gente responde girassóis e amarelo. Para mim, antes também era assim, mas desde que há uns anos vi uma exposição com trabalhos dele, mudei de opinião.
Para mim, as flores são as das amendoeiras e das cerejeiras. Influenciado pelos japoneses, ele fez quadros lindíssimos com estas flores. Parece que estamos num pomar e se soprarmos elas vão voar com a mesma facilidade que voam as reais.
A cor é o azul. Ele tem azuis diferentes que me agradam muito, há os fortes de céus de noites estreladas, de céus com ciprestes. e depois há um toque de azul que ele dá a certos quadros que na realidade não é azul, é mais ou menos cor de alfazema. Esta cor pode ser a influência da sua estadia na Provença, ou pode ser só um acidente, mas é lindo. Aquela cor indefinida entre um rosa e um azul, mas que me obriga, sem eu saber porquê, a pensar mais em azul, é simplesmente fascinante. Já tinha descoberto há um tempo no seu "Semeador" e hoje voltei a ver.
Hoje fui a Basel ver a exposição Die Landschaften, zwischen Erde und Himmel (As paisagens, entre a terra e o céu) e vim de lá em extase, como sempre. Descobri quadros novos, revi alguns e começo a acreditar que Winterthur será o sítio onde há mais quadros de van Gogh, se excluirmos Amesterdão.
Achei fascinate ver que as reproduções dos quadros dele perdem todo o brilho, que temos mesmo que ver ao vivo e acores. Eu já sabia que tal acontecia, mas nunca pensei que fosse tanto em certos quadros. As cores são vivas, brilhantes, parecem acabadas de pintar. Em certos momentos, olhando para os quadros, parece que ele tem uma luz a insidir numa parte específica, outra coisa que me encanta...
Eu não sou crítica de arte, não sei descrever um quadro e os seus encantos como se o fosse. Sou uma simples leiga que se fascina com este senhor que infelizmente partiu tão cedo.
Sabiam que ele pintou 75 quadros em 70 dias? Sabiam que a industrialização foi uma temática na sua pintura e uma inovação para a época? No entanto o campo sempre esteve presente no seu imaginário.
A prova disso é por exemplo este quadro que descobri hoje. Nunca o tinha visto, nem numa microscópica reprodução. Garanto que ele é escuro, mas não é tanto. O lenço da senhora é vermelho e consegue destacar-se no quadro. É mesmo um lusco-fusco, em que conseguimos ver partes destacadas, mas outras já apagadas pelas sombras da noite que chega lentamente.
Apesar de não ter visto o meu quadro preferido (pensava que poderia estar lá porque também é uma paisagem, mas não), adorei, adorei, adorei.




Cottage and Woman with Goat
1885
Städel Museum
Frankfurt

Sem comentários: