quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Deixa-te de filmes!

Sir Sean Connery é reconhecido também pela voz, pelo sotaque escocês. Quem não se lembra de "Are you talking to me?" ou de "I'll be back."? O Al Pacino também tem uma voz oarticular e interessante. Entre tantos outros.
Agora imaginem um Robert De Niro a dizer "Du laberst mich an?". Como se diria por aqui, schreklich, assustador, não'
Pois, aqui, como no resto da Europa, com a excepção de Portugal, é tudo dobrado. Há uns anos ouvi dizer que estávamos super atrasados na questão de dobragesn. Pois bem, adoro esse atraso. Até os mais novos, em Portugal, não gostaram de ver o Harry Potter dobrado, imagine-se eu que sempre me habituei a ouvir o original!!!
mas que é que enfia isso na cabeça dos suíços. Os meus colegas não entendem como é que eu não vou ao cinema com eles, porque é que não aceito uma sessão cinéfila em casa de um deles. Dizem que é um bom treino para o meu alemão. É um facto! Mas também é um facto que qualquer comédia se pode tornar num filme de terror para mim. Por isso, televisão e cinema... esquece! Só em DVD!
No entanto, os suíços têm uma coisa óptima no que respeita aos filmes. Vêem-se filme a estrear na Televisão pouco depois de saíre, ao mesmo tempo que se vêem filmes que foram rodados quando eu não era nascida: Séries policiais, como por exemplo "24", cruzam-se com "Crime, she wrote".
É bom haver a mistura de clássicos com modernos, assim percebem.se a evolução e as influências de uns sobre os outros.
Além deste ponto positivo, existe outro associado ao "cinema em casa" que me agrada. Os horários são esoclhidos de forma criteriosa. Não se vê um filme violento à hora de toda a família estar acordada. E melhor ainda... os filmes passam cedo. Meia noite e já está a dar o segundo filme da noite!!!

E tudo isto, porque em conversa com uma colega minha, tomei (real) consciência de que nunca tinha visto o Grease...


Sem comentários: