terça-feira, 15 de setembro de 2009

Mieterinformation Nr. 4
















O meu prédio, como podem ver, está amarelinho! Há dias, ao chegar a casa, vi que o reforço do revestimento estava pronto e achei engraçado. No fim de levar a cobertura vai ficar cinzento escuro. Tinha mais piada esta cor, mas eu não mando.

Esta introdução é só para dizer que o meu prédio está em obras. Aqui, quando não há obras grandes, eles arranjam obras pequenas, recuperação, limpeza de fachadas, etc. E chegou a vez do meu prédio. Para chegar ao estado que está vejam os passos que foram dando:

1. recolha de imagens do espaço, medições, trabalho de escritório, etc., antes de Fevereiro;
2. envio para todos os apartamentos de um caderno do projecto, caderno que contém: planta, fotos, datas (com a possibilidade de desvios, vêm discriminados os dias em que se faz cada coisa, quando começa a montagem de andaimes, quando se retiram os estores velhos, entre outras coisas), regras para os funcionários, contactos telefónicos (emergências incluídas), nomes das diversas empresas que entram na obra (quem cobre a fachada não é o mesmo que muda a porta, nem o mesmo que muda os estores, etc.), etc.;
3. com o início das obras mesmo a chegar (final de Julho), colocam-se avisos (que vão mudando conforme muda a semana, já perdi a conta ao número de folhas que vi lá em baixo), números de contacto e as regras de segurança na entrada do prédio;
4. com a obra em curso (a partir da montagem dos andaimes) recebem-se cartas em casa a avisar de uma ou outra actividade que envolva os apartamentos, por exemplo: mudar a porta da rua implica mudar as fechaduras dos apartamentos, pois num sistema que eles usam aqui, e eu desconheço em Portugal, cada chave abre um apartamento, mas todas abrem a porta da rua.

Não sei se há mais pontos, porque a obra ainda não acabou, mas... há mais coisas interessantes!

No sábado resmunguei profundamente quando fui acordada pelo trabalhar de um berbequim. Ontem recebi uma carta do escritório do arquitecto que fazia o aviso (Mieterinformation Nr. 4) da conclusão de uma parte da obra e, ATENÇÃO AO QUE VAI APARECEER A SEGUIR, pedia desculpa pelo incómodo de sábado, dia 12 (sim, especificava deste modo). OUTRO PORMENOR MUITO IMPORTANTE é que a carta vinha assinada. Sim, com caneta azul; não, não era uma impressão de uma assinatura. Fiquei tão parva com a cena que já não me importo que venham fazer barulho ao Sábado, se quiserem até podem vir no Domingo, já que eles têm consideração por nós...


Hoje, na aula, o professor, a propósito de uma frase de Francis Bacon, perguntou o que levaríamos daqui para os nossos países. Não o fez, mas se ele me perguntasse a mim, acho que diria que levava a organização. Não digo que seja necessário tanto pormenor, com tanta carta, tanto papel, mas... pelo menos perceber quando as coisas têm começo e fim e quem é que vai fazer as coisas... acho que não seria nada mal pensado!! Mas são só ideias...

Sem comentários: