quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Luzia O.














Na minha turma do secundário, havia uma tal de Luzia O. que eu odiava. Não sabia porque a odiava, mas também não precisava de saber o motivo exacto. A adolescência permite que se ame e se odeie sem qualquer motivo.
Com a distância temporal e também física (só a vi uma única vez, e ao longe, depois que saí do secundário) decidi pensar no que me teria levado a odiá-la tanto... até que encontrei o motivo.
Ela tinha boas notas. E eu não a odiava por ela ter boas notas (a melhor aluna da turma era espetacular e eu dava-me muito bem com ela). Eu odiava-a e às suas notas porque ela tinha notas que não merecia. Não sabia escrever (ortografia, sintaxe e semântica) num português normal para aluno de 9.º ano. Os conhecimentos gerais e específicos dela... quer dizer... reduziam-se ao que papagueava dos manuais, dos professores e um livro qualquer que por acaso lesse. Massa crítica! Melhor não falar! Mas eu morava com freiras, com miúdas filhas da droga, da fome, da prostituição, de pais incógnitos. Não era bonito a "menina bem" ter pior nota do que a filha de dois operários fabris emigrados!
Os exames nacionais chegaram e senti-me vingada. Tive notas que chegaram ao dobro e consegui ser bem melhor do que ela para espanto de todos (menos meu!).
Ao entrar na faculdade, pensei que as coisas mudavam (oh! ingenuidade!), mas não, as Luzias O, continuaram por lá.
Fiz provas em que o meu conteúdo era coincidente com o de outros colegas e com melhor estrutura. Mas eles passaram com altas notas e eu tive que repetir a cadeira.
No 4.º ano (repare-se que era o último da licenciatura) pedi uns apontamentos e ia-me dando uma coisa. Já não sei de todas as asneiras, mas uma era muito interessante. Ou era o cardinal 100 escrito com /s/ ou era a preposição /sem/ esctrita com /c/. Uma aluna da licenciantura em Português-Inglês!
Depois chega-se ao 5.º ano e ao estágio e acaba-se o estágio e passa tempo sobre o estágio e continua-se sem trabalho e vêem-se essas barbaridades a circular pelas escolas, mas agora no lugar de professores.
Olhando para os meus certificados, eu sou uma aluna mediana, mas sei que "saiem" não é a terceira pessoa do plural do verbo /sair/ em português, simplesmente é um erro. Sei que, se queremos brincar com um amigo, podemos "gozar", mas nunca "gosamos" com ele.
Não sei se é porque eu não debito a gramática da Maria Helena Mira Mateus et alii de ponta a ponta, se é porque sou morena e uso óculos, se é porque nunca percebi Fernando Pessoa e, por conseguinte, não gosto dele, se é por ser de Viseu e não ter, infelizmente, o sotaque de lá bem carregado. Juro que já tentei perceber, mas não econtro um motivo minimamente válido para justificar as melhores notas de alguns, as cartas de recomendação de outros. É que também não entendo como é que um professor (universitário, não um "vulgar" "stôr" de básico) dorme à noite depois de recomendar um ex-aluno que dá erros de escola primária ou, numa expressão que acho interessante, de palmatória, isto é, uma Luzia O.. São estas coisas que "doiem", como escreveria alguém que eu conheço.
Com o passar do tempo, também precebi que o meu ódio não era para a Luzia O.. Apesar de ela ser parvinha, não é motivo para a odiar, só não gosto dela.
O meu ódio é para com o sistema, os professores, os avaliadores, os legisladores que permitem que Luzias O. entrem no sistema de ensino.
Mas perceber isto tudo... não seria com 15 anos que eu o faria. Há que ver que sou inteligente, mas não sou um génio - nunca fui, nem pretendo vir a ser.

4 comentários:

Ângela Mendes disse...

eu também tive Luísas O. e não vou falar das colegas da faculdade.... por alguma razão nunca me viste com grandes conversas com ninguém ;) agora, infelizmente, sei que podiamos ter comunicado MUITO mais!!

Luísa disse...

Agora não percebi... Luísas O.?? Lúzia é o nome, O. a abreviatura do sobrenome. Enganaste-te ou queres dizer algo com "Luísas" e eu não estou a entender?

Anónimo disse...

Ana!!! enganei-me!! inacreditável!! quand li o teu post achei estranho o nome e pensei que estavas a fazer um dois em um. li sempre Luísa O. e escrevi Luísa O. a mente humana é qualquer coisa de extraordinário!!
desculpa a confusão!! e mais uma vez, para quando uma visita??

Ângela

Luísa disse...

Ângela! Kein Stress!!! Isso acontece com toda a gente... só pensei que pudesses querer dizer qualquer coisa que eu não estivesse a entender... :p
Ui... para quando!! não sei. Honestamente não consigo perspectivar tal coisa!!! As próximas férias vão ser interessantes... estou a planear ir cerca de 2semanas a Portugal, mas isso implica faltar uma semana às aulas (não queria, mas preciso de sair daqui de casa por um tempo e uma semana não chega!). Se entretanto as coisas correrem bem... começo a trabalhar noutro sítio aos fin-de-semana. Ou seja... durante a semana não dá porque tenho aulas, ao fim-de-semana, ainda que fosse executável, eu não poderria ir porque estou a começar... Um dia desses. Só não sei quando... :S