terça-feira, 13 de outubro de 2015

Neuchâtel

 Já foi há buééééééé que eu lá fui. Mas andava aqui de volta de umas coisas e reparei que não tinha nada. Como tudo neste país, é uma cidade pequena. Vê-se num instante, mas é uma cidade amorosa. Só me chocou numa coisa, mesmo no fim do passeio...
Do alto de um monte vê-se o lago e os telhados inclinados de muitas casas. Mas também podemos ver a igreja reformista que dá pelo nome de Collégiale.



 É interessante ser uma igreja reformista e ter estátuas. Normalmente só têm frescos (e é quando têm!!!)

 Era uma caleira pela rua fora em direcção ao lago. Alguém achou que dava jeito ter sombra e cadeiras sobre a água. Talvez o pessoal se refresque ali durante o dia ou até lave os pés no fim do trabalho... :p

Alguém já tinha visto um botão para semáforos de ciclistas?!?! Mas o mais engraçado... não me parecia necessário um semáforo, quanto mais um botão!!!

Árvores a crescer num paredão do lago, a natureza espontânea versus a natureza manipulada (Esplanade du Mont Blanc), num jardim também à beira lago.

É uma igreja católica, neo-gótica muito bonita. Por fora é vermelha (a cor dela é quase um elemento de referência para as pessoas se guiarem na cidade!) e tem uma cripta por baixo do altor mor. E foi lá que me espantei à séria... Eu não tinha muito tempo, por isso  não sequer fiz fotos da igreja e também não deu para analisar bem o que é que realmente estava presente em todas as esferas da vida. Simplesmente não estava era à espera de encontrar certo tipo de esferas numa igreja, seja católica ou protestante...

Sem comentários: