domingo, 25 de outubro de 2015

Ennuyant

Há dias caí na asneira de perder o meu tempo num sítio feio. Mas... quem é que ia adivinhar que um sítio que é Património da Humanidade podia ser tão feio e aborrecido?!?!
La Chaux-de-Fonds e Le Locle são duas terriolas no cantão Neuchâtel, ali a cair para  a fronteira suíça.
Como é uma zona um tanto ou quanto inóspita para a agricultura, dedicaram-se à relojoaria e construíram as duas cidades em função disso. Principalmente em  La Chaux-de-Fonds nota-se uma geometria criada nas ruas para facilitar o desenvolvimento da indústria. Quando eu vi fotos pensei que era isso que ia ser interessante... quando cheguei lá...

Mas comecemos pelo começo.  
A viagem até lá baixo é bastante interessante. Mesmo encoberto e com chuva, pode-se ver que o maciço Jurássico é brutal (sim, o que deu nome aos dinossauros!). sem qualquer ironia. É mesmo bonito!

Depois há o ponto positivo de se passar na zona do queijo Tête de Moine. Eu sou suspeita, pois adoro queijo, mas Tête de Moine é muuuuito bom. E como bónus é um queijo bonito de se ter à mesa, pela sua forma inusitada de ser apresentado/consumido.
Na foto aqui por baixo vemos isso mesmo: um queijo e respectivo suporte gigantes... 

La Chaux-de-Fonds...
.


Destacam-se meia dúzia de casas com flores e/ou varandas. De resto... ruas de um sentido, com muitas zonas de 30km/hora (acho que é a terra com mais escolas por metro quadrado), ladeadas por blocos direitos com umas cores esbatidas e pouco mais.





Era um relógio na base do prédio de onde se pode ver a cidade toda. (No topo tem um restaurante... que também não recomendo).

Honestamente, a coisa mais engraçada que vi nesta terra foram mesmo os candeeiros de rua. Não percebi a utilidade, mas achei piada àquelas coisas que lembram cabos de alta tensão.


No jardim museu da relojoaria há várias esculturas. Uma delas é um pseudo marco geodésico com cara de relógio solar que assinala a altitude da coisa... a base são os 1000 metros.
Ao lado temos um carrilhão. Se formos procurar vídeos dele vamos encontrar com o epíteto de maior carrilhão do mundo. Pois... não! Mas garantidamente deve ser dos mais aborrecidos...


Sem comentários: