sábado, 17 de outubro de 2015

Entrelagos

Interlaken (Entre lagos) fica literalmente entre lagos (Thunersee e Brienzersee) e por isso tem esse nome tão original... Devo dizer que não é a terra mais bonita do mundo, mas se uma pessoa procurar bem... há sempre qualquer ponto de interesse.

Uma das coisas engraçadas é a maior e mais antiga macieira que existe na Suíça. Fica entre uma igreja reformista e uma católica que, a meu ver também não são as mais bonitas do mundo. De salientar é que ficam na rota dos Caminhos de Santiago, como outras duas em Thun. Acho que a área envolvente é a que mais pode interessar em toda a cidade...

Como é uma zona turística, há muitos hotéis, lojas de souvenirs e chineses, muitos chineses de tablet em punho a fotografarem tudo e todos...

Tem ainda um parque composto por diversos pavilhões dedicados aos mistérios da humanidade: os Maias, Nazca, Stonehege, entre outros. Passei lá ao lado, mas confesso... não me atraiu rigorosamente nada!

Mas... o que valeu  pena em Interlaken, não foi propriamente em Interlaken. Não estava de todo nossos planos, mas... ainda bem que adicionámos aos nossos planos...

Enquanto procurávamos estacionamento, encontrámos também a placa para um ascensor. Eu olhei para ele e... ai que dor de barriga, mas era impossível estar ali e não arriscar... São cerca de 8 minutos a subir a uma velocidade bastante razoável, de costas para a encosta, fazendo uma curva para a esquerda (quando se está no sopé a olhar para a encosta). As vertigens podem ser tramadas, mas... eu ia: não olhes para o lado... e olhava... e não olhes... e olhava... depois ia: concentra-te nos carris, não no fundo da encosta... e olhava par ao fundo... nos carris!!!... e concentração no fundo... e o meu colega ria-se à minha custa.


Para cima fomos todos bem sentados, sem problemas. Para baixo a coisa vinha à pinha e lá vinha eu em pé. Agarrada a não sei o quê e a fazer uma força descomunal e completamente desnecessária... o ascensor não tremia nada e eu consegui fazer com que a minha mão ficasse gelada com a força!!!!!!!!!

Mas pronto... apesar deste atrofio... chegar lá a cima e... BRUTAL!!!

Em Harder Kulm, temos uma vista... sem adjectivos decentes para a situação... sobre os lagos e sobre as montanhas. A 1322 metros de altitude temos o que se pode chamar de "Plataforma dos dois lagos". Eu agarrei-me bem ao corrimão, mas... as vertigens não venceram. Não podiam... Em cima da plataforma, da esquerda para a direita vemos o Brienzersee (qualquer coisa como lago de Brienz)...

... as montanhas sempre nevadas (picos mais altos da esquerda para a direita): Eiger (3970m), Mönch (4107m) e  Jungfrau (4158m), fazem parte do Património da Unesco, numa complicada ligação com outros picos dos Alpes...
... o vale entre os lagos e os pequenos rios que se formam entre os lagos...
... e por fim, novamente o lago de Thun.

No regresso a casa, viemos por outra zona bem diferente e optámos pela nacional. Além das autoestradas aqui não serm a coisa mais cool do mundo (80km, 100km, de vez em quando 120km...), pela nacional, vêm-se coisas bem interessantes. Como este pequeno lago. Lungern de seu nome, no cantão Obwalden.


Decididamente, foi um dia... sem muitas palavras...

Sem comentários: