sexta-feira, 30 de outubro de 2015

É assim tão diferente?!?

Está na moda ser contra o Halloween.
Ah... porque a tradição é diferente da nossa! Eu pergunto: têm a certeza?

Há quem diga que se faça nas Beiras. Beirã que sou, só descobri o "Pão por Deus" aos 11 anos, quase 12, no primeiro ano em que vivi em Fátima. Lá dizia-se "ir ao bolinho" e havia uma lengalenga qualquer que tinha as palavras 'bolinho' e 'santinho' à mistura. Ou seja, andar de porta em porta a invocar Deus para sacar comida, é algo muito semelhante ao trick or treat. Não?!?

Depois é a história do culto dos mortos, alimentar as almas, o fim das culturas, a entrada no Inverno. Halloween, Dia de los Muertos, Dia de Finados. Datas muito próximas e intenção igual.

 Ah e as máscaras?!?! A sério?!? Hão-de explicar-me o que são os caretos. Ah porque isso é no Carnaval. Carnaval ou Entrudo? E como é que se relacionam as coisas?! Com a Quaresma. De certeza?!?
Ah porque é pagão. Pegando no Carnaval, nas máscaras, na Quaresma... Segundo o pouco que sei, a Páscoa depende da Quaresma e vice-versa (aquela acontece ao fim de 40 dias desta e esta termina ao fim de 40 dias com a festa daquela... matemática simples!). Mas... não dependem também da Lua?! Misturar a Páscoa com o ciclo Lunar não é seguir o paganismo?!?! Então?!?! Where is the problem?!?!

Mas o que eu mais gosto nesta história é serem contra o Halloween e depois são os primeiros a adoptar milhentas tradições estrangeiras, em diferentes épocas do anos, como por exemplo, as tradições no Natal. Ora veja-se:

A árvore não é portuguesa, mas do centro-norte da Europa. A árvore nem sequer é um símbolo cristão, mas adoptado pelo Cristianismo numa forma de "abafar" o paganismo.
O Pai Natal vem da Europa do Norte ou da Turquia. Ah porque é um papa. É justo! Mas se é assim, festeje-se o dia dele!!! Alguém sabe qual é? Uma dica, mais de um mês depois do Halloween, mas antes do Natal!
Sempre acho os espanhóis mais coerentes... o Menino Jesus recebeu a visita dos reis e as respectivas prendas e não de um homem gorducho, fofo, barbudo e vestido de vermelho... a propósito, o S. Nicolau era um papa. O vermelho é uma cor papal, não de um refrigerante. Se não acreditam, procurem imagens de representação de São Nicolau.

Isto porque uma colega que partilhou um texto já antigo de um blogue onde afirmam: DETESTAMOS o Halloween (garrafais no original). Falam da festa como se fosse um crime adoptar as tradições de outros países. Mas esquecendo-se que a começar pelo título deviam ser os primeiro as estarem calados. Porque índios tanto há na América do Norte como na América do Sul, mas só num certo país da América do Norte é que os tratadores de vacas se chamam cowboys.
Não estou aqui a dizer que devemos adoptar as tradições dos outros e esquecer de vez as nossas. Mas, arranjem outras cruzadas mais interessantes. Sei lá lutar contra tradições há muito enraizadas na nossa cultura, mas que deviam desaparecer rapidamente, tais como: ordenados baixos, fuga aos impostos, injustiça social, violência doméstica... and so on and so on... Mas se acham que não são capazes de abraçar tais lutas, ao menos lutem para que as campanhas de Natal comecem depois de o Halloween acontecer...

Sem comentários: